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Título: Concepções dos professores de ciências naturais sobre a utilização dos espaços não formais da cidade de Manaus
Título(s) alternativo(s): Conceptions of Natural Science teachers on the use of non-formal spaces in the city of Manaus
Autor(es): Nascimento, Élida Mayrla Almeida
Orientador(es): Cabral, Hiléia Monteiro Maciel
Palavras-chave: Espaços Não Formais;Concepção;Ensino de Ciências;Educação Não Formal;Non formal spaces;Conception;Science Teaching;Non formal education
Data do documento: 16-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: NASCIMENTO, Élida Mayrla Almeida. Concepções dos professores de Ciências Naturais sobre a utilização dos espaços não formais da cidade de Manaus. 2021. 74 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A palavra concepção baseia-se na suposição de que existe um substrato conceitual que joga um papel determinante no pensamento e na ação. Os arranjos da vida social humana apresentam uma ligação direta com a educação. Compreende-se a educação como um processo que perpassa pela construção do conhecimento individual e coletivo em uma sociedade. A escola, entendida como instituição da educação formal, responsável por trabalhar os conhecimentos produzidos nas diversas áreas científicas, culturalmente selecionadas no currículo, é apenas uma das formas do processo educacional. A Educação Não Formal tem a intenção de reconhecer as potencialidades do Espaço Não Formal para a educação e integrá-los com o conteúdo a ser ensinado na escola. A atividade em Espaços Não Formais mostra-se válida tanto para dinamização do processo de ensino aprendizagem, quanto ao desenvolvimento sensorial, motor e afetivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender quais concepções os professores de Ciências Naturais apresentam sobre a utilização dos espaços não formais da cidade de Manaus. Nessa pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa, quanto à natureza da pesquisa foi descritiva, pois é aquela que responde a questões muito particulares e trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes, à natureza da pesquisa foi descritiva, pois a mesma buscou descrever uma realidade, sem interferir nela. Os sujeitos da pesquisa foram quatorze professores de ciências em exercício da profissão no ensino fundamental. Foi realizada por meio do projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários semi estruturados, observação, e o diário de bordo de 14 professores de Ciências Naturais. A pesquisa ocorreu em três Espaços não formais da Cidade de Manaus, sendo eles: Parque Municipal do Mindu, Parque Estadual Sumaúma e o Bosque da Ciência. A pesquisa foi realizada em quatro etapas, sendo: (1) aplicação do Questionário aos professores; (2) realização das atividades formativas com os professores nos ENF; (3) elaboração e realização de um plano de aula pelos professores utilizando os ENF; (4) análise e interpretação dos dados.Os resultados mostram que os professores possuem variadas concepções, 57% entende que a Educação formal é aquela que ocorre no ambiente escolar, 43% dos professores acredita que a educação não formal ocorre fora do ambiente escolar, 29% entende que esta ocorre em espaços livres e externos à escola. 50% afirma já ter usado espaços não formais nas aulas. Todos os professores entrevistados julgam importante o uso dos espaços não formais no ensino de ciências. Com esses resultados conclui -se que poucos professores tiveram contato com os espaços não formais durante a formação inicial. É preciso repensar o currículo formativo dos professores de Ciências Naturais e Biologia, pensando na inclusão de novas metodologias e ferramentas facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Espaços Não Formais, Concepção, Ensino de Ciências, Educação Não Formal.
Abstract: The word conception is based on the assumption that there is a conceptual substrate that plays a determining role in thought and action. The arrangements of human social life have a direct link to education. Education is understood as a process that permeates the construction of individual and collective knowledge in a society. The school, understood as an institution of formal education, responsible for working the knowledge produced in different scientific areas, culturally selected in the curriculum, is just one of the forms of the educational process. Non-Formal Education is intended to recognize the potential of the Non-Formal Space for education and integrate them with the content to be taught at school. The activity in Non-Formal Spaces proves to be valid both for dynamizing the teaching-learning process, as well as for sensory, motor and affective development. This research aims to understand what conceptions teachers of Natural Sciences have about the use of non-formal spaces in the city of Manaus. In this research, a qualitative approach was used, as to the nature of the research was descriptive, because it is the one that answers very particular questions and works with the universe of meanings, motives, aspirations, beliefs, values and attitudes, the nature of the research was descriptive, because it sought to describe a reality, without interfering in it. The research subjects were fourteen teachers of science in practice of the profession in elementary school. It was carried out through the extension project of the State University of Amazonas. For data collection, semi-structured questionnaires, observation, and the logbook of 14 natural science teachers were used. The research took place in three non-formal spaces of the City of Manaus, being: Mindu Municipal Park, Sumaúma State Park and The Science Grove. The research was carried out in four stages, being: (1) application of the Questionnaire to teachers; (2) carrying out training activities with teachers in the NEs; (3) preparation and realization of a lesson plan by teachers using NES; (4) analysis and interpretation of data. The results show that teachers have different conceptions, 57% understand that formal education is that which takes place in the school environment, 43% of teachers believe that non-formal education takes place outside the school environment, 29% understand that it occurs in open spaces and outside the school. 50% claim to have already used non-formal spaces in classes. All teachers interviewed believe that the use of non-formal spaces in science teaching is important. With these results, it can be concluded that few teachers had contact with non-formal spaces during their initial training. It is necessary to rethink the training curriculum for teachers of Natural Sciences and Biology, considering the inclusion of new methodologies and facilitating tools in the teaching and learning process. Keywords:Non-Formal Spaces, Conception, Science Teaching, Non-Formal Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3646
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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