DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3643
Título: Star Wars no ensino médio: que relações são possíveis para o ensino de Biologia ?
Título(s) alternativo(s): Star Wars in High School: What Relationships Are Possible for Teaching Biology ?
Autor(es): Souza, Yara Laiz Barbosa de
Orientador(es): Dutra, Leandro Barreto
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Audiovisual;Filmes;Science teaching;Audio-visual;Films
Data do documento: 12-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, Yara Laiz Barbosa de. Star Wars no ensino médio: que relações são possíveis para o ensino de Biologia ? 2019. 75 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Enquanto caminhamos para o final da segunda década do terceiro milênio, o nosso mundo atual globalizado encontra-se dividido entre os que conseguem participar das ocupa¸c˜oes produtivas e beneficiar-se dos avan¸cos tecnol´ogicos e os que est˜ao `a margem delas. As mudan¸cas na educa¸c˜ao brasileira come¸caram mais fortemente desde a d´ecada de 1970. As Novas Tecnologias da Informa¸c˜ao e Comunica¸c˜ao (NTIC’s) surgem como um apoio interessante para as aulas. Uma das formas mais populares de NTIC’s dentro das escolas ´e o audiovisual, como os filmes. Para esta pesquisa, foi realizado uma minuci osa an´alise dos filmes da saga Star Wars, tendo em vista as poss´ıveis correla¸c˜oes com os conte´udos presentes na BNCC e nos PCNs para o Ensino M´edio de Biologia. Durante o trabalho, foram assistidos 17horas, 34minutos 98 segundos de conte´udo em filme de Star Wars. Este processo de revis˜ao foi bastante minucioso e levou em considera¸c˜ao as claras alus˜oes `a Biologia. Ap´os as an´alises das cenas e dos BNCC’s e PCN’s, as rela¸c˜oes das cenas com temas da disciplina de Biologia foram conectadas e sequˆencias did´aticas foram constru´ıdas. Dois planos de aulas foram aplicados para turmas de 1o e 2o ano do Ensino M´edio. Como resultado foi poss´ıvel perceber que os discentes conseguiram obter uma boa compreens˜ao dos assuntos ministrados acerca das teorias de gera¸c˜ao de vida e da clonagem de seres vivos. As opini˜oes dos alunos sobre o uso de filmes no ensino de ciˆencias mostram muita abertura frente a proposta, apesar de cada um ter sua cr´ıtica ou estranhamento particular. As opini˜oes dos professores consultados sobre a ideia do traba lho mostraram uma vis˜ao aberta para a proposta e a consciˆencia de que os audiovisuais s˜ao importantes, mas pouco utilizados. Pode ser conclu´ıdo com o trabalho que houve aprendizagem dos alunos junto com a t´ecnica, que foi feita com rigor cient´ıfico amparado na literatura sobre o tema. E estes resultados retificam a literatura consultada, de que os aparatos audiovisuais e os filmes de Star Wars promovem melhorias no aprendizado de Biologia no Ensino M´edio. Palavras chave: Ensino de Ciˆencias; Audiovisual; Filmes
Abstract: As we walk towards the end of the second decade of the third millennium, our The current globalized world is divided between those who manage to participate in the productive occupations and benefit from technological advances and those on the fringes from them. Changes in Brazilian education began more strongly since the decade of 1970. The New Technologies of Information and Communication (NTIC's) emerge as a interesting support for classes. One of the most popular forms of NTIC's within the schools is the audiovisual, like movies. For this research, a detailed analysis of the films of the Star Wars saga was carried out, considering the possible correlations with the contents present in the BNCC and in the PCNs for High School Biology. During the work, were watched 17 hours, 34 minutes 98 seconds of content in a movie from Star Wars. This review process was very thorough and took into account the clear allusions to Biology. After the analysis of the scenes and the BNCC's and PCN's, the relationships of the scenes with themes from the discipline of Biology were connected and didactic sequences Were build. Two lesson plans were applied to 1st grade classes. and 2nd year of High school. As a result, it was possible to see that the students were able to obtain a good understanding of the subjects taught about life generation theories and of the cloning of living beings. Students' opinions on the use of films in teaching sciences show a lot of openness towards the proposal, despite each one having their own criticism or particular estrangement. The opinions of the teachers consulted about the idea of ​​the work showed an open vision for the proposal and the awareness that the audiovisual are important but little used. It can be completed with the work that has taken place. student learning along with the technique, which was carried out with sustained scientific rigor in the literature on the subject. And these results rectify the literature consulted, that audiovisual devices and Star Wars movies promote improvements in learning to Biology in High School. Keywords: Science Teaching; Audio-visual; Films
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3643
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Star Wars no ensino médio - que relações são possíveis para o ensino de Biologia.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.