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Título: Monitoramento da fauna atropelada na estrada do Puraquequara da cidade de Manaus, Amazonas
Título(s) alternativo(s): Monitoring of run over fauna on the Puraquequara road in the city of Manaus, Amazonas
Autor(es): Santos, Klaiane Silva dos
Orientador(es): Souza, Luciane Lopes de
Palavras-chave: Ecologia de estradas;Atropelamento de animais silvestres;Vertebrados;Hotspots;Ecology of roads;Running over;Vertebrates;Hotspots
Data do documento: 13-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Klaiane Silva dos. Monitoramento da fauna atropelada na estrada do Puraquequara da cidade de Manaus, Amazonas. 2019. 57 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A questão do impacto das rodovias é grave, pois se insere em um contexto de paisagens naturais que estão cada vez mais fragmentadas pela ação humana. O objetivo principal deste estudo foi realizar um levantamento de vertebrados vítimas de atropelamentos na Estrada do Puraquequara, localizada na Zona Leste de Manaus, para este levantamento foram percorridos 11,279 km por dia. O delineamento experimental utilizado segue o que foi proposto pelo Projeto Malha. Somente os animais vistos na estrada ou na sua margem durante a ida foram considerados, qualquer outro dado foi considerado como eventual. O percurso da estrada foi realizado dos meses de agosto de 2018 a junho de 2019, de bicicleta, por dois observadores, com velocidade máxima 20km/h, iniciando às 6h30min., dois dias por semana. Cada animal atropelado recebeu um número de campo, foi fotografado no ambiente que foi encontrado, tendo sua localização, hora de encontro, hora de retorno e o estado da carcaça sistematicamente documentados. Foi dada ênfase aos mamíferos, aves, anfíbios e répteis por serem considerados os grupos mais vitimados em acidentes nas estradas. Durante o período de coleta foram registrados 289 indivíduos vitimados, dos quais 52 foram categorizados como encontros eventuais e 237 encontros sistemáticos. O resultado indicou que a maior incidência de atropelamentos se deu na Classe Lissamphibia com 53% dos registros, seguido pelos Reptilia com 33%, e em menor proporção as Aves com 7% e os Mammalia com 7%. O estado de conservação da carcaça mostra uma porcentagem de 57% para carcaças antigas e 43% para carcaças recentes. Outro fator observado foi a presença das carcaças no retorno do trajeto, para esta observou-se que 82% (n= 237) estavam presentes no retorno, 12% (n= 34) não foram observados e 6% (n= 18) haviam sido removidas da rodovia, estando presente somente a marcação com giz do indivíduo. Em relação aos status de conservação das espécies, apesar da maioria se apresentar como pouco preocupante, é importante que sejam tomadas medidas mitigadoras, uma vez que se continuar essa grande supressão elas podem desaparecer da região e ocasionar um grave desequilíbrio ecológico pela perda da biodiversidade nos fragmentos urbanos de Manaus. Palavras-chave: 1. Ecologia de estradas; 2. Atropelamento; 3. Vertebrados; 4. Hotspots.
Abstract: The issue of the impact of highways is serious, as it fits into a context of natural landscapes that are increasingly fragmented by human action. The main objective of this study was to carry out a survey of vertebrate victims of road kill on the Puraquequara Road, located in the East Zone of Manaus, for this survey were covered 11,279 km per day. The experimental design used follows what was proposed by the Mesh Project. Only animals seen on the road or on its bank during the trip were considered, any other data was considered as eventual. The route of the road was carried out from August 2018 to June 2019, by bicycle, by two observers, with a top speed of 20km / h, starting at 6.30am two days a week. Each runaway animal received a field number, was photographed in the environment that was found, and its location, meeting time, return time and carcass status were systematically documented. Emphasis was placed on mammals, birds, amphibians and reptiles as they are considered the most victimized groups in road accidents. During the collection period, 289 victims were registered, of which 52 were categorized as occasional encounters and 237 systematic encounters. The result indicated that the highest incidence of running over occurred in the Lissamphibia Class with 53% of the records, followed by Reptilia with 33%, and to a lesser extent the Birds with 7% and the Mammalia with 7%. Carcass condition shows a percentage of 57% for old carcasses and 43% for recent carcasses. Another factor observed was the presence of carcasses at the return of the route, for it was observed that 82% (n = 237) were present at the return, 12% (n = 34) were not observed and 6% (n = 18) had removed from the highway, with only the individual's chalk marking present. Regarding the conservation status of the species, although most are of little concern, it is important that mitigation measures are taken, since if this major suppression continues they may disappear from the region and cause a serious ecological imbalance due to the loss of biodiversity in the species. urban fragments of Manaus. Keywords: 1. ecology of roads; 2. Running over; 3. Vertebrates; 4. Hotspots.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3636
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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