DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3628
Título: Analogias no ensino de biologia: análise de livro didático utilizado nas escolas de Manaus/AM
Título(s) alternativo(s): Analogies in the teaching of biology: analysis of a textbook used in schools in Manaus/AM
Autor(es): Alvarenga, Jairo Weverton Gabriel da Silva
Orientador(es): Santos, Elizabeth da Conceição
Palavras-chave: Analogias;Livro didático;Aprendizagem Significativa;Ensino de Biologia;Analogies;Textbook;Meaningful Learning;Biology Teaching
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALVARENGA, Jairo Weverton Gabriel da Silva. Analogias no ensino de biologia: análise de livro didático utilizado nas escolas de Manaus/AM. 2019. 87 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: São evidentes as condições problemáticas enfrentadas no âmbito educacional no Brasil, nos tempos atuais, o docente necessita buscar inovações, pesquisas, novas técnicas de ensino, metodologias diferenciadas e utilização de projetos na escola. Na busca por alternativas para que o estudo se torne significativo, favorecendo uma real aprendizagem, tem-se a aprendizagem significativa de Ausubel (1982) como um mecanismo que facilite a aprendizagem podendo se destacar as analogias como uma ferramenta importante e que está presente nos livros didáticos. Dessa forma o presente estudo teve como objetivo geral investigar as analogias no ensino de Biologia, verificando as contribuições e limitações para aprendizagem significativa dos alunos, através dos livros didáticos utilizados nas escolas de rede estadual de ensino de Manaus/AM. Esta pesquisa foi realizada com base no livro didático mais utilizado nas turmas do Ensino Médio, nas escolas do município de Manaus, no Amazonas. Foram destacadas as analogias, por módulos e capítulos, fazendo a classificação, obedecendo aos estudos de Ferraz e Terrazzan (2001). A pesquisa seguiu com a análise crítica, ressaltando os aspectos positivos e negativos a serem compreendidos pelos docentes no emprego das analogias. Pode-se perceber que elas são instrumentos essenciais para aprendizagem significativa do aluno, permitindo o mesmo relacionar o conhecimento de seu dia-a-dia com o conhecimento científico abordado em sala de aula. Entretanto, se tais analogias forem usadas de maneira equivocada, deixará de ser um instrumento facilitador para se tornar um obstáculo para o aprendizado. Então, é de suma importância que o educador esteja preparado para utilizar e criticar as analogias encontradas nos livros didáticos, podendo até mesmo empregar outra analogia para facilitar a compreensão do conteúdo abordado. As analogias promovem a aprendizagem de novos conceitos já existentes, desenvolvendo diversos processos cognitivos. Desse modo, é importante ressaltar que a utilização de analogias de forma correta, colabora para o aprimoramento da aprendizagem dos alunos, tornando-se um aparelho de importância fundamental para o desenvolvimento do ensino de Biologia. A pesquisa finalizou com a proposição de analogias considerando o contexto amazônico.
Abstract: It is evident the problematic conditions faced in the educational field in Brazil, in the present times, the teacher needs to seek innovations, research, new teaching techniques, differentiated methodologies and use projects in the school. In the search for alternatives to make the study meaningful, favoring a real learning, there is a significant learning of Ausubel (1982) as a mechanism that facilitates learning and can highlight the analogies as an important tool that is present in the books didactic In this way, the present study had as general objective to investigate the analogies in the teaching of Biology, verifying the contributions and limitations for meaningful learning of the students, through the textbooks used in the schools of the state school network of Manaus / AM. This research was carried out based on the textbook most used in the classes of High School, in the schools of the municipality of Manaus, in Amazonas. Analogies were highlighted, by modules and chapters, making the classification, obeying the studies of Ferraz and Terrazzan (2001). The research followed with the critical analysis, highlighting the positive and negative aspects to be understood by the teachers in the use of analogies. It can be perceived that they are essential instruments for meaningful student learning, allowing the same to relate the knowledge of their day to day with the scientific knowledge addressed in the classroom. However, if such analogies are misused, it will cease to be a facilitator to become an obstacle to learning. Therefore, it is of paramount importance that the educator be prepared to use and criticize the analogies found in textbooks, and may even employ another analogy to facilitate understanding of the content. Analogies promote the learning of new concepts already existing, developing several cognitive processes. In this way, it is important to emphasize that the use of analogies in a correct way, contributes to the improvement of students' learning, becoming an apparatus of fundamental importance for the development of Biology teaching. The research ended with the proposition of analogies considering the Amazonian context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3628
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analogias no ensino de biologia - análise de livro didático utilizado nas escolas de Manaus - AM.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.