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dc.contributor.authorMelo, Janilce da Silva-
dc.date.available2022-01-05-
dc.date.available2022-01-07T20:45:17Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3619-
dc.description.abstractThe present work is the result of a critical observation to the teaching of physics in general, in the search for alternatives for the teaching of some physical concepts more basic, correlating them with examples of students' daily lives in the search for better contextualization. The importance that students attach to the actions of teaching-learning that put them in a passive position in the learning process, focused in general on the memorization of concepts and replication of mathematical solutions problems proposed, may contribute to more shallow. In which physical-mathematical concepts are not questioned or reflections, the acceptance of such concepts are almost immediate - as soon as a problemexample is solved - often just replicating the "framing" of a phenomenological equation This seems to have an effect students to demonstrate the famous "insight" in the classroom, while understand a physical concept. As the "meme" of the unusual Futurama drawing: "Ahhh! Now I get it!!!." Classroom experience shows that, in general, it is at this moment that the student's interest in the content is aroused. Often followed also by a euphoria in wanting to cite more personal examples with that phenomenon explained and understood; in a way, the student is more participation in the class - and it is possible to perceive the parallel with what some theorists of the education call them more active students in the teaching-learning process. Nesse sentido, o presente trabalho propõe abordar alguns conceitos físicos na busca de alternativas expositivas e metodológicas para o ensino de física – correlacionando-os com exemplos cotidianos dos estudantes a fim de melhor contextualizá-los e despertar seu interesse pelo tema proposto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Física. Física do Cotidiano. Contextualização de Conteúdospt_BR
dc.subjectPhysics teaching. Everyday Physics. Content Contextualizationpt_BR
dc.titleUma abordagem dos Conceitos de Física Aplicados ao Cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-07T20:45:17Z-
dc.contributor.advisor1Torres, Israel da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado de uma observação crítica ao ensino de física de uma forma geral, na busca por alternativas para o ensino de alguns conceitos físicos mais básicos, correlacionando-os com exemplos do cotidiano dos alunos na busca de uma melhor contextualização. A importância que os alunos atribuem às ações de ensino-aprendizagem que os colocam em posição passiva no processo de aprendizado, focadas em geral na memorização de conceitos e replicação de soluções matemáticas para problemas propostos, pode vir a contribuir para uma aprendizagem mais superficial. Em que conceitos físico-matemáticos não são objeto de questionamentos ou reflexões, a aceitação de tais conceitos são quase que imediatas - tão logo um problema exemplo é resolvido - muitas vezes apenas replicando o “enquadramento” de uma equação fenomenológica. O nível de abstração necessária para compreensão de alguns desses conceitos pode ser argumentado, uma vez que nem sempre é possível suscitar um exemplo conceitual que faça parte do dia a dia dos estudantes. Mas torna-se necessário salientar o quão importante é estabelecer o nexo causal com o cotidiano estudantil a fim de melhor facilitar a compreensão de um conceito físico. Isto parece surtir um efeito maior para que os estudantes demonstrem o famoso “insight” em sala de aula, ao compreender um conceito físico. Como o “meme” do inusitado desenho Futurama: “Ahhh! Agora eu entendi!!!”. A experiência em sala de aula demonstra que, em geral, é nesse momento que se desperta o interesse do estudante pelo conteúdo. Muitas vezes, seguido também de uma euforia em querer citar mais exemplos pessoais com aquele fenômeno explicado e compreendido; em suma, o estudante se demonstra mais participativo na aula – e é possível perceber o paralelo com o que alguns teóricos da educação chamam de estudantes mais ativos no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho propõe abordar alguns conceitos físicos na busca de alternativas expositivas e metodológicas para o ensino de física – correlacionando-os com exemplos cotidianos dos estudantes a fim de melhor contextualizá-los e despertar seu interesse pelo tema proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

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