DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3618
Título: Energia no Ensino Médio: Com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLD
Autor(es): Silva, Denilson Inhuma da
Orientador(es): Silva, Gabriel de Lima e
Palavras-chave: : Livro didático de física, PNLD, Ensino de física, Energia.;: Physics textbook, PNLD, Physics teaching, Energy.
Data do documento: 18-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Nesta pesquisa analisou-se a abordagem do conteúdo de energia em livros didáticos da disciplina de Física do Ensino Médio. Foram selecionados e analisados oito livros de Física referentes às turmas do primeiro ano do Ensino Médio, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Para ser possível realizar a análise foi necessário destacar alguns tópicos importantes que geralmente devem ser abordados no conteúdo energia. Diante disso, em cada livro foi feito uma coleta de dados referentes a esses conteúdos, tais como: definição exata de energia, definição em aberto, energia cinética, problemas propostos etc. Diante disso, realizou-se a análise didática com o auxílio dos embasamentos teóricos e através da comparação entre si. Através destas, observou-se que esses livros possuem vantagens e desvantagens, mas de um modo geral são adequados para as práticas de ensino e aprendizagem, pois são materiais de qualidade e atendem aos parâmetros nacionais estabelecidos para esse nível de ensino. É importante ressaltar que existem entre esses livros obras que dão mais ou menos ênfase em determinados conteúdos dentro do tema analisado, os livros também se diferenciam por meio da forma que abordam os problemas. Contudo, é interessante notar que esses autores utilizam metodologias diferentes para abordar esse conteúdo de extrema importância, pois possibilita que o professor escolha o livro que mais se identifica para auxiliar em suas aulas.
Abstract: This research analyzed the approach of energy content in books of high school physics. Eight were selected and analyzed physics books referring to the classes of the first year of high school, approved in the National Textbook Program (PNLD) 2018.In order to be able to perform the analysis it was necessary to highlight some important topics that should generally be addressed in the energy content. Therefore, in each book a data collection was made related to such content, such as: exact definition of energy, open definition, kinetic energy, proposed problems etc.Therefore, the didactic analysis was carried out with the aid of theoretical foundations and through comparison with each other. Through these, it was observed that these books have advantages and disadvantages, but in general are suitable for teaching and learning practices, as they are quality materials for and meet the national parameters established for this level of education.It is important to point out that there are among these books works that give more or less emphasis on certain contents within the theme analyzed, books also differ by the way they address problems. However, it is interesting to note that these authors different methodologies to address this extremely important content, because it allows the teacher to choose the book that most identifies himself to assist in your classes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3618
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Energia no Ensino Médio- Com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLD.pdf511,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.