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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNogueira, Natanael Igor Ferreira-
dc.date.available2022-01-05T19:46:07Z-
dc.date.issued2019-11-08-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Natanael Igor Ferreira. Uma interpretação combinatória, via ladrilhamento para a sequência de Fibonacci. 2019. 28 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3607-
dc.description.abstractMathematics students who have already gone through the subjects of combinatorial analysis have seen tests that use direct and formalistic counting involving the coefficient. Introduction 9 binomial. the definition of no k ! , that is, the number of ways to choose k elements from a set of n elements, provides a tool that is used to demonstrate many binomial properties. Per on the other hand, it can be interpreted by its combinatorial aspect for the demonstrations of identities, arising from their meaning. For example, to prove identity k no k ! = n n − 1 k − 1 ! , suppose the following problem: “the number of ways to form teams with k people from a group of n people, in which one of these k people is the captain”. For that we will count such a set in two different ways. First choosing the team and then choosing one of these k people to be captain. Another way would be to choose a captain out of n people, and then choose k − 1 of the remaining n − 1 people to get the rest of the team. So the number of ways to choose first the team and then choosing a captain from the team members (the left side of the equation) is the same as the number of ways to choose one captain first and then choose the rest of the team (the right side of the equation). Consequently, proving that identity is equivalent to simply consider a real world example. The resulting proof is much more satisfactory and accessible than algebraic manipulations of the formula no k = no! k!(n−k)! .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterpretação combinatóriapt_BR
dc.subjectCombinatorial interpretationpt_BR
dc.subjectProvas combinatóriaspt_BR
dc.subjectCombinatorial evidencept_BR
dc.subjectLadrilhamentospt_BR
dc.subjectTilespt_BR
dc.subjectSequência de Fibonaccipt_BR
dc.subjectFibonacci sequencept_BR
dc.titleUma interpretação combinatória, via ladrilhamento para a sequência de Fibonaccipt_BR
dc.title.alternativeA combinatorial interpretation, via tiling for the Fibonacci sequencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-05T19:46:07Z-
dc.contributor.advisor1Graça Neto, Almir Cunha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601314510483206pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Kelvin Souza de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3917710641888821pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Edson Lopes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6279572497260583pt_BR
dc.description.resumoOs estudantes de Matemática que já passaram pelos assuntos de análise combina tória, viram provas que usam a contagem direta e formalística envolvendo o coeficiente Introdução 9 binomial. A definição de n k ! , ou seja, o número de formas de escolher k elementos de um conjunto com n elementos, concede uma ferramenta que usa-se para demonstrar muitas propriedades binomiais. Por outro lado, pode-se interpretá-lo por seu aspecto combinatório para as demonstrações das identidades, decorridas de seu significado. Por exemplo, para provar a identidade k n k ! = n n − 1 k − 1 ! , suponha o seguinte problema: “o número de maneiras a formar equipes com k pessoas de um grupo de n pessoas, no qual uma dessas k pessoas é o capitão”. Para isso contaremos tal conjunto de duas maneiras diferentes. Primeiro escolhendo a equipe e, em seguida, escolhendo uma dessas k pessoas para ser capitão. Outra maneira seria escolher um capitão dentre n pessoas, e em seguida escolher k − 1 das n − 1 pessoas restantes para obter o resto da equipe. Portanto, o número de maneiras escolher primeiro a equipe e, em seguida, escolher um capitão dos membros da equipe (o lado esquerdo da equação) é o mesmo que o número de maneiras de escolher primeiro um capitão e, em seguida, escolher o restante da equipe (o lado direito da equação). Consequentemente, provar essa identidade, equivale a simplesmente considerar um exemplo do mundo real. A prova resultante é muito mais satisfatória e acessível do que as manipulações algébricas da fórmula n k = n! k!(n−k)! .pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBENJAMIN, A. T.; HANUSA, C. R.; SU, F. E. Linear recurrences through tilings and markov chains. Utilitas Mathematica, Winnipeg: University of Manitoba, Department of Computer Science, 1972-, v. 64, p. 3–18, 2003. BENJAMIN, A. T. et al. Random approaches to fibonacci identities. The American Mathematical Monthly, Taylor & Francis, v. 107, n. 6, p. 511–516, 2000. BENJAMIN, A. T.; QUINN, J. J. Proofs that Really Count: The Art of Combinatorial Proof. 1. ed. Washington, D.C, 2003. BENJAMIN, A. T.; SU, F. E.; QUINN, J. J. Counting on continued fractions. Mathematics Magazine, Taylor & Francis, v. 73, n. 2, p. 98–104, 2000. BOYER, C. B. História da matemática,1976. Tradução de Helena Castro, São Paulo, 2012. EVES, H. Introdução à história da matemática. 4. ed. Campinas, 2011. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, 2002. GRAÇA NETO, A. C. Propriedades aritméticas e combinatórias de uma generalização a quatro parâmetros de sequências de números especiais. Tese (Doutorado) — Universidade Estadual de Campinas, IMECC, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/324306>. KOSHY, T. Fibonacci and Lucas numbers with applications. 1. ed. New York, 2001. LOEHR, N. Bijective Combinatorics: Discrete Mathematics and Its Applications. 1. ed. Virginia, 2011. SANTOS, J. P. O. D.; MELLO, M. P.; MAURARI, I. T. C. Introdução à Análise Combinatória. 4. ed. Rio de Janeiro, 2007. SIGLER, L. Fibonacci’s Liber Abaci : A Translation into Modern English of Leonardo Pisano’s Book of Calculation. 1. ed. Nova York, 2017. SILVA, B. A. Números de Fibonacci e Números de Lucas: Um estudo de suas principais identidades matemáticas. 3. ed. São Paulo, 2017. SPREAFICO, E. V. P. Novas identidades envolvendo os números de Fibonacci, Lucas e Jacobsthal via ladrilhamentos. Tese (Doutorado) — Universidade Estadual de Campinas, IMECC, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/ REPOSIP/307509>. ZAHN, M. Sequência de Fibonacci e o Número de Ouro. 1. ed. Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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