DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3599
Título: Obstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteiros
Título(s) alternativo(s): Epistemological obstacles in teaching and learning mathematics about the set of whole numbers
Autor(es): Souza, Nayara Cristina da Silva
Orientador(es): Oliveira, Selma Souza de
Palavras-chave: Matemática;Math;Ensino aprendizagem;Teaching learning;Números inteiros;Whole numbers;Obstáculos epistemológicos;Epistemological obstacles
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, Nayara Cristina da Silva. Obstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteiros. 2019. 43 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Neste trabalho, foi abordado o tópico Números e Operações, cujo foco é o conjunto dos números inteiros relativos, representado pela letra . Além do fato de que pesquisadores 2 como Gaston Bachelard, revelaram que muitos professores apresentam resistência em mudar seu método pedagógico, e por isso permanecem com o mesmo processo de ensino ao longo dos anos, sem realizar adaptações ou efetuar mudanças. Nesse fazer pedagógico geralmente se insere a transmissão de conceitos inadequados que resultam, para os alunos, em um aprendizado sem significado, confuso e com falhas, que se tornam obstáculos para os novos aprendizados. Dessa forma, o discente prossegue em seus estudos levando consigo elementos mal elaborados que servem de “pedras de tropeços” para a compressão e aplicação de novos tópicos da matemática. Além disso, muitas vezes ele não conhece a origem de determinado assunto, qual o motivo da sua criação e quais as suas transformações com o passar do tempo. Assim nasce, no presente trabalho, o objetivo geral de identificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem do conjunto dos números inteiros relativos e quais os obstáculos presentes, deste conteúdo, nas aulas de matemática, que dificultam a aprendizagem desse conteúdo, pelos alunos. O foco deste trabalho terá suporte na análise sobre o conceito de obstáculos, e nessa linha de pesquisa destacamos o caráter epistemológico.
Abstract: In this work, the topic Numbers and Operations was addressed, whose focus is the set of the relative integers, represented by the letter . Besides the fact that researchers two like Gaston Bachelard, revealed that many teachers are resistant to change their pedagogical method, and therefore they remain with the same teaching process throughout years, without making adaptations or making changes. In this pedagogical practice, the transmission of inappropriate concepts is usually included. that result, for students, in meaningless, confusing and flawed learning, which become obstacles to new learning. In this way, the student proceeds with their studies taking with them poorly prepared elements that serve as "stumbling blocks" for the compression and application of new topics in mathematics. Also, he often doesn't knows the origin of a given subject, the reason for its creation and what are its transformations over time. Thus, in the present work, the general objective of identifying how the teaching and learning process of the set of relative integers and which are the present obstacles, of this content, in math classes, that make learning difficult of that content, by the students. The focus of this work will be supported by the analysis of the concept of obstacles, and in this line of research we highlight the epistemological character.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3599
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Obstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteiros.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.