DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelgar, Gonzalo Renato Núñez-
dc.date.available2021-11-25-
dc.date.available2021-12-29T13:13:27Z-
dc.date.issued2021-04-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3573-
dc.description.abstractThe city of Manaus, a particularizing case of the implantation of a dominant productive model, on a global scale, in a place of symbolic - mythical origin where its inhabitants established their ways of doing and built a city that is characterized by spatial complexity, the difficulty in planning urban soil, spatial segregation and the creation of aesthetic codes proper to this disruption. The modes of production of space, its economic determinism and its dependencies conceptually contrast with photography as a dialectically opposed discursive tool. In the understanding of this territory, multiple epistemologies are interdisciplinarity intertwined, resulting in a scientific and artistic view, both rational and symbolic, the spatially measurable complement with the subjective language of the iconographic image. Photography is presented as a process of causality of what we do not have a domain for, the Kantian explanation expresses the whole sense of subjectivity and the lack of control of reality, antagonistically we seek in the Marxist interpretation of the productive processes implanted here a compatibility that does not exist with sense from the symbolic understanding, in this point the mythical component appears as an indispensable part in the interpretation of our local realities, considered essential in the belonging of the societies in Latin America, this characteristic of ambivalence is a value of our cultures that knew how to adapt to the processes of coloniality. Finally, to recognize the value of the planning role of the professional urbanist architect to be able to re-signify the maximum sense of his social function.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUrbanismo na Amazôniapt_BR
dc.subjectCultura Amazônicapt_BR
dc.subjectVestígio Iconográficopt_BR
dc.titleManaus, os rastros da matriz histórica - as marcas da memória urbana enfrentada ao vestígio iconográficopt_BR
dc.title.alternativeManaus, the traces of the historical matrix - the marks of urban memory faced with the iconographic vestige-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-29T13:13:27Z-
dc.contributor.advisor1Valle, Geraldo Jorge Tupinambá do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696181829016668pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Ernesto Renan Melo de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1561539000379760pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Otoni Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782950264061807pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6807553993570915pt_BR
dc.description.resumoA cidade de Manaus, um caso particularizante da implantação de um modelo produtivo dominante, de escala global, num lugar de origem simbólico – mítico onde seus habitantes estabeleceram seus modos de fazer e edificaram uma cidade que se caracteriza pela complexidade espacial, a dificuldade no planejamento do solo urbano, a segregação espacial e a criação de códigos estéticos próprios desta disrupção. Os modos de produção do espaço, seu determinismo econômico e suas dependências contrastam conceitualmente com a fotografia como ferramenta discursiva dialeticamente oposta. Na compreensão deste território múltiplas epistemologias se entrecruzam interdisciplinarmente tendo como resultado um olhar tanto cientifico como artístico, tanto racional como simbólico, o espacialmente mensurável se complementa com a linguagem subjetiva da imagem iconográfica. A fotografia é apresentada como um processo da causalidade daquilo que não temos um domínio, a explicação Kantiana exprime todo o sentido da subjetividade e a falta de controle da realidade, antagonicamente procuramos na interpretação marxista dos processos produtivos aqui implantados uma compatibilidade aparentemente inexistente com o sentido da compreensão simbólica, neste ponto o componente mítico surge como parte indispensável na interpretação das nossas realidades locais, considerado essencial no pertencimento das sociedades na américa latina, esta característica de ambivalência é um valor das nossas culturas que souberam adaptar-se aos processos de colonialidade. Finalmente reconhecer o valor do papel planificador do profissional arquiteto urbanista para poder ressignificar o sentido máximo da sua função social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesBAUMAN, Zygmun. Ensaios sobre o conceito de cultura. Tradução de Carlos Alberto Medeiros, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012 BALÉE, William. Sobre a indigeneidade das paisagens. In: Revista de Arqueologia, n.21 v.2, 2008, p. 9-23. BERGER, John. Mirar. Barcelona: Gustavo Gili, 2001. BORDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1989. BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981. CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Questões suscitadas pelos conhecimentos tradicionais. In: Revista da Antropologia, v. 55, 2012 CASTELLS, Manuel. A Questão Urbana. São Paulo: Paz e Terra, 2000. CERTEAU, Michel: A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2008. CUSICANQUI, Rivera Silvia. Sociología de la imagen: ensayos. - 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limón, 2015. CUSICANQUI, Rivera Silvia. Ch’ixinakax utxiwa : una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores - 1a ed. - Buenos Aires: Tinta Limón, 2010. DESCOLA, Philippe. Construyendo naturalezas: ecología simbólica y práctica social. In: DESCOLA, Philippe; PÁLSSON, Gisli. Naturaleza y sociedad: perspectivas antropológicas. México: Siglo Veintiuno, 2001 EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Tradução: Candra Castello Branco. São Paulo. Ed. UNIFESP, 2011. FREITAG, Barbara. Teorias da Cidade. Campinas: Papirus, 2006. FREITAG, Barbara. Cidade dos Homens. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002. FOUCAULT, Michael. A ordem do discurso, 3 ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996. GODELIER vs. CLASTRES: Polêmica na Antropologia. In: Zona Erógena: Buenos Aires: 1993, nº16, p. 1-10. GONZALES, Porta Mario Ariel, Estudos neokantianos. São Paulo: Edições Loyola, 2010. GOTTDIENER, Mark. A Produção Social do Espaço Urbano. São Paulo: EESC, 1997. 113 GUATELLI, Igor. Arquitetura dos Entre – Lugares. São Paulo: Senac, 2012. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Guacira Lopes Louro & Tomas Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. FONTCUBERTA, Joan (1997). El beso de Judas. Gustavo Gili. KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz Terra, 1969. HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1999. LATUOR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: ed.34, 1994. LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2009. LEFEBVRE, Henri. A Cidade do Capital. São Paulo: DP&A, 2009. LEFEBVRE, Henri. Espaço e Política. Belo Horizonte: UFMG, 2008. LEFEBVRE, Henri. La producción del espacio, Capitan Swing: Madrid, 2013. LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. Lisboa: 70, 2009. MARIATEGUI, JOSÉ CARLOS, Obras Completas, Amauta, Lima, 1970 MESQUITA, Otoni Moreira de. La Belle Vitrine: Manaus entre dois tempos (1890-1900) / Otoni Moreira de Mesquita. – Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009. OLIVEIRA, José Aldemir de. Cidades na selva. Manaus: Valer, 2000. RICOEUR, Paul. História, Memória, Esquecimento. Conferencia proferida em Budapest em 2003 SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2013 SANTOS, Milton. A natureza do espaço urbano. São Paulo: HUCITEC, 1997. SOULAGES, François. Estética da fotografia Perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010. ZAVALETA Mercado, René. La autodeterminación de las masas / René Zavaleta ; antología y presentación, Luis Tapia. — México, D. F.: Siglo XXI Editores ; Buenos Aires: CLACSO, 2015.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manaus, os rastros da matriz histórica - as marcas da memória urbana enfrentada ao vestígio iconográficoManaus, os rastros da matriz histórica - as marcas da memória urbana enfrentada ao vestígio iconográfico10,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.