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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fernando Luis Farias da-
dc.date.available2021-11-23-
dc.date.available2021-12-01T19:59:57Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3548-
dc.description.abstractThe present work studies the urban network and the river transport that articulate Parintins to the sub-region, discussing the activities of Mercantile Capital and its domains in Parintins and in the places under its influence. It aims to analyze the relations between Parintins and the sub-region, emphasizing its fluvial connections, with its sub-region and between it and the metropolis Manaus. The methodology used in the elaboration of the work consisted of deepening the bibliography on the subject of the study, collecting data through non-participatory observation, applying a questionnaire to a sample of 7 local commercial companies, collecting secondary data in a public institution and producing maps that represent the structure of the network formed by the commercial companies in question. The commercial companies studied here were considered part of the Mercantile Capital due to the multiple facets in which they act in the local economy and conditions of the Urban-Fluvial Territorial System, STUF. These companies achieve articulation between urban centers and localities in the sub-region, using at least two types of techniques: in the stretch between their supplier centers and Parintins, large high-cost iron ferries predominate as the main means of transport. transport of their cargoes, and in the distribution flows for the sub-region, less complex vessel typologies (medium boats) are used. The companies manage to reach, with their distribution capacity, both the neighboring riverside communities and cities in the planning sub-region, instituted by the State, and of influence, which extends to the west of the state of Pará. within the intra-urban space of Parintins, what results is a scenario of constant appropriation of primarily public spaces that currently incorporates Capital Mercantil, generating changes in social relations in places known as riverbanks, in addition to popular neighborhoods in the city.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSub-regiãopt_BR
dc.subjectParintinspt_BR
dc.subjectRedespt_BR
dc.subjectCapital Mercantilpt_BR
dc.titleCapital mercantil, transportes fluviais e a rede urbana sub-regional de Parintins-AMpt_BR
dc.title.alternativeMercantile capital, river transport and the sub-regional urban network of Parintins-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T19:59:57Z-
dc.creator.ID044782692-42pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Franco, Thiago-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4859020754637976pt_BR
dc.contributor.advisor1Bartoli, Estevan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0618624782475219pt_BR
dc.contributor.referee1Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875284521398275pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo Filho, João D'Anúzio Menezes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3757499714233873pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho estuda a rede urbana e os transportes fluviais que articulam Parintins à sub-região, discutindo as atividades do Capital Mercantil e seus domínios em Parintins e nas localidades sob sua influência. Objetiva analisar as relações de Parintins com a sub-região, enfatizando as ligações fluviais desta, com a sua Sub-região e dela com a metrópole Manaus. A metodologia empregada na elaboração do trabalho consistiu em aprofundamento bibliográfico sobre a temática do estudo, coleta de dados através da observação não-participativa, aplicação de questionário a uma amostra de 7 empresas comerciais locais, coleta de dados secundários em instituição pública e produção de mapas que representem a estrutura da rede formada pelas empresas comerciais em questão. As empresas comercias estudadas foram aqui consideradas parte do Capital Mercantil pelas múltiplas facetas em que atuam na economia local e condicionantes do Sistema Territorial Urbano-Fluvial, STUF. Essas empresas conseguem articulação entre os centros urbanos e localidades da sub-região valendo-se do emprego de pelo menos dois tipos de técnicas: no trecho entre os seus centros fornecedores e Parintins, as grandes balsas de ferro de alto custo predominam como principal meio de transporte de suas cargas, e nos fluxos de distribuição para a sub-região são usadas tipologias de embarcações menos complexas (barcos médios). As empresas conseguem atingir com sua capacidade de distribuição, tanto as comunidades ribeirinhas próximas, quanto cidades da sub-região de planejamento, instituída pelo Estado, e de influência, que se estende ao oeste do estado do Pará. No que concerne às ações destas empresas dentro do espaço intraurbano de Parintins, o que resulta é um cenário de constantes apropriações de espaços primordialmente públicos e que atualmente o Capital Mercantil incorpora, gerando alterações nas relações sociais em locais conhecidos como beiras de rio, além dos bairros populares da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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