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Título: Métodos contemporâneos para cálculo de determinantes de ordem N > 3 e matrizes inversas de ordem 3
Título(s) alternativo(s): Contemporary methods for calculating determinants of order N > 3 and inverse matrices of order 3
Autor(es): Souza, Nicole Baraúna de
Orientador(es): Menezes, Alessandro Monteiro de
Palavras-chave: Matemática;Math;Matriz;Headquarters;Determinante;Determinant
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, Nicole Baraúna de. Métodos contemporâneos para cálculo de determinantes de ordem N > 3 e matrizes inversas de ordem 3. 2019. 35 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: No processo de ensino aprendizagem das matrizes, assunto que tem como caracter´ıstica principal ser ministrado no segundo ano do ensino m´edio, notou-se que o desenvolvimento de matrizes inversas exige um certo trabalho e leva demasiado tempo para sua obten¸c˜ao. Al´em do fato de que os alunos conseguirem compreender o m´etodo tradicional apontado nos materiais did´aticos. Outro conte´udo abordado no segundo ano s˜ao os determinantes de matrizes quadradas em que quanto maior o valor da ordem da matriz, maior o trabalho que se tem ao fazer o c´alculo do determinante. Hoje o grande problema desde o ensino m´edio ´e certamente nas matrizes de ordem 4 que, muitas vezes, o m´etodo n˜ao chega a ser compreendido e por isso, professores ministram apenas de matrizes de ordem 3.
Abstract: In the teaching process, learning of the matrices, a subject that has as a characteristic main to be taught in the second year of high school, it was noted that the development of inverse matrices require some work and take too long to obtain. in addition to the the fact that students are able to understand the traditional method pointed out in the materials didactics. Another content covered in the second year are the determinants of square matrices in that the greater the value of the order of the matrix, the greater the work that one has to do with the calculation of the determinant. Today the big problem since high school is certainly in the matrices of order 4 that, many times, the method is not understood and therefore, teachers only minister from matrices of order 3.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3546
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