DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Fernanda Alencar de-
dc.date.available2021-12-01T18:49:03Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.citationLIMA, Fernanda Alencar de. A utilização dos Jogos Matemáticos no ensino das quatro operações básicas no 6° ano do Ensino Fundamental. 2019. 52 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3538-
dc.description.abstractOur general objective is to contribute to the improvement of teaching and learning the four operations in the 6th year of elementary school through of playfulness. For this, the specific objectives are to diagnose the level of students' difficulties regarding the content of the four basic operations, through a written assessment; adapt Math Games based on information from diagnostic tests; use the adapted Math Games aiming to improve the teaching and learning process of students regarding to the four basic operations; apply a final assessment with the same degree of difficulty of the diagnostic questionnaire on the four basic operations of Mathematics and analyze the results obtained from the final assessment to verify the achievement of the proposed objectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectMath gamespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleA utilização dos Jogos Matemáticos no ensino das quatro operações básicas no 6° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of Mathematical Games in teaching the four basic operations in the 6th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T18:49:03Z-
dc.contributor.advisor1Alcântara Filho, José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286458435283357pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Maria Quitéria Afonso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722394507636507pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9369873871380891pt_BR
dc.description.resumoTemos como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem das quatro operações no 6° ano do ensino fundamental através da ludicidade. Para isso, tem-se como objetivos específicos diagnosticar o nível de dificuldades dos alunos referente ao conteúdo das quatro operações básicas, através de uma avaliação escrita; adaptar Jogos Matemáticos com base nas informações das provas diagnósticas; usar os Jogos Matemáticos adaptados visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos referente às quatro operações básicas; aplicar uma avaliação final com o mesmo grau de dificuldade do questionário diagnostico sobre as quatro operações básicas da Matemática e analisar os resultados obtidos da avaliação final para verificar o alcance dos objetivos propostos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALCANTARA FILHO, José. O lúdico no ensino da matemática. Manaus: Vlaler, 2019. ALVES, Eva Maria. A ludicidade e o ensino da matemática. Campinas: Papirus, 2001. AMORIM, Izabel M. Santana. A Utilização dos Recursos Didáticos na sala de Apoio à Aprendizagem Jogos Matemáticos e Atividades Lúdicas – PDE 2010. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoe s_pde/2009_utfpr_matematica_md_izabel_maria_santana_amorim.pdf> Acesso em 13 de março, 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental – Brasilia: Mec/Sef, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. Brasília: MEC/SEF, 2001. CUNHA, Nylse. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Maltese, 1994. CASTRUCCI, Benedicto; GIOVANNI JUNIOR, José Ruy. A conquista da matemática, 7º ano. Ed renovada. São Paulo: FTD, 2009. DALLABONA, S. R.; MENDES, S. M. S. Revista de divulgação técnico científica vol.1 – PDE 2004. Disponível em: < https://conteudopedagogico.files.wordpress.com/2011/02/o-ldico-na-educao infantil.pdf> Acesso em: 13 março, 2019. D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação (e) matemática. Campinas. São Paulo: Summus/UNICAMP, 1986. DUARTE, Cátia. O Papel do Lúdico na Aprendizagem Matemática. – PDE 2011. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5846> Acesso em: 14 de março, 2019. KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1984. MEDEIROS, Neusa M. Brunosi. Jogos e Educação Matemática - PDE 2009. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoe s_pde/2009_uel_matematica_md_neusa_maria_brunosi_medeiros.pdf> Acesso em 13 de março, 2019. MIECHUANSKI, Denize C. Sistemas de numeração e as operações matemáticas elementares – PDE 2008. Disponível em: 36 <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2405-6.pdf> Acesso em: 14 de março, 2019. PLAKITKA, Claudina da A. A Atividade Lúdica em aulas de Matemática: Uma Abordagem Metodológica – PDE 2010. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoe s_pde/2009_unicentro_matematica_md_claudina_da_aparecida_plakitka.pdf> Acesso em 13 de março, 2019. SCHLIEMANN, Ana Lucia Dias. As operações concretas e a resolução de problemas de matemática. Petrópolis. Editora Vozes, 1992. SMOLE, Kátia Stocco. Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997. VOLPATO, Mafalda. Jogos Matemáticos como Recurso Lúdico no Ensino Fundamental - PDE 2010. Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoe s_pde/2009_uem_matematica_artigo_mafalda_volpato.pdf> Acesso em 13 de março de 2019. VYGOTKSY. A formação social da mente. O papel do brinquedo no desenvolvimento. São Paulo: Martins Fontes, 1994.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino fundamentalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.