DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3532
Título: Uma análise da educação escolar indígena no ensino médio do município de Tabatinga - AM Brasil
Autor(es): Costódio, Ivaelson Rabelo
Orientador(es): Silva, Iatiçara Oliveira da
Palavras-chave: Educação Indígena;Currículo Escolar;Educação Escolar Indígena
Data do documento: 6-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo teve como temática uma análise do currículo escolar entre duas escolas estaduais com intuito de verificar a inserção da educação indígena na educação escolar conforme a avaliação dos alunos e dos docentes na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré e a Escola Estadual Duque de Caxias. Com isso o objetivo foi analisar os currículos de ensino escolar do município buscando compreender através percepção do corpo escolar como a educação indígena Tikuna está sendo inserida no meio da nas escolas do município de Tabatinga. Os métodos de pesquisa foram a abordagem mista exploratória, com método hipotético-dedutivo, a técnica utilizada foi a documentação indireta, com a aplicação de questionários e entrevistas, com alunos, docentes, diretores e apoio pedagógico, anterior e posteriormente a pandemia de Covid-19. Os resultado mostram que na avaliação dos alunos sobre a escola e a educação indígena quanto a estrutura e os conteúdos ministrados em ambas as escolas de forma regular com 80% a 83%, sobre a expressão utilizada , os conteúdos ministrados, 94% na EEAT concordam que a aplicação da educação indígena poderia ser aliada a disciplinas que utilizam maior expressão, como linguagens, exatas e artes, porém em ambas as escolas, 90% não participam de nenhum projeto intercultural, os outros participam de outros cursos. Na visão dos docentes, o aproveitamento na EEDC é de 57%, e na EEAT apenas 37%, e a maioria das classe pedagógica concorda com a utilização da BNCC para a inserção da educação escolar, porém nos currículos são estabelecidos, mas não praticados. Neste sentido, os resultados foram satisfatórios, à medida que houve um acompanhamento do cotidiano dos indígenas nas escolas, ainda pautando a utilização de projetos interculturais dentro da escola, e a utilização de capacitação e para professores.
Abstract: This study had as its theme an analysis of the school curriculum between two state schools in order to verify the inclusion of indigenous education in school education according to the assessment of students and teachers at the Almirante Tamandaré Indigenous State School and the Duque de Caxias State School. With that, the objective was to analyze the school education curricula of the city, trying to understand through the perception of the school body how the indigenous education Tikuna is being inserted in the middle of the schools of the city of Tabatinga. The research methods were the mixed exploratory approach, with a hypothetical-deductive method, the technique used was indirect documentation, with the application of questionnaires and interviews, with students, teachers, principals and pedagogical support, before and after the Covid pandemic. 19. The results show that in the evaluation of students about the school and indigenous education regarding the structure and contents taught in both schools on a regular basis with 80% to 83%, on the expression used, the contents taught, 94% in the EEAT agree that the application of indigenous education could be combined with subjects that use greater expression, such as languages, exact and arts, but in both schools, 90% do not participate in any intercultural project, the others participate in other courses. In the view of the teachers, the achievement in the EEDC is 57%, and in the ESA only 37%, and the majority of the teaching classes agree with the use of the BNCC for the insertion of school education, but in the curricula they are established, but not practiced. In this sense, the results were satisfactory, as there was a monitoring of the daily lives of indigenous people in schools, still guiding the use of intercultural projects within the school, and the use of training and for teachers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3532
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise da educação escolar indígena no ensino médio do município de Tabatinga - AM Brasil.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.