DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3512
Título: A ressignificação do ensino no CEST-UEA através das tecnologias ativas em decorrência da Pandemia da Covid-19
Autor(es): Mata, Isis de Souza da
Orientador(es): Monteiro, Rosineide Rodrigues
Palavras-chave: Ressignificação do ensino.;Redefinition of teaching.;Tecnologia;Technology;Pandemia;Pandemic
Data do documento: 10-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este artigo de cunho científico cujo tema aborda sobre A ressignificação do ensino no CEST/UEA através das Tecnologias Ativas em decorrência da pandemia da Covid-19, objetivou ressaltar as contribuições das tecnologias digitais na educação em tempos de Pandemia do Covid-19 no Centro de Estudos Superiores de Tefé-CEST no século XXI. E para sua concretização delineou-se os objetivos específicos: investigar trabalhos científicos que analisam a tecnologia digital como alternativa didática no ensino; descrever quais tecnologias ativas e metodologias foram adotadas pelos professores no CEST como um recurso de ensino na busca de amenizar a problemática causada pela pandemia; ressaltar que o ensino em tempos de Pandemia da Covid-19, pode ser ressignificado através de alternativas tecnológicas digitais. De início foi realizada a pesquisa bibliográfica a partir dos conteúdos alcançados no levantamento do referencial teórico, em sequência realizou-se a pesquisa de campo como processo para obtenção de informação. Este trabalho foi fundamentado à luz de Lakatos (2017), Fonseca (2012), Prodanov (2013), Cervo (2007). Nesse aspecto a problemática da pesquisa surgiu quando a Sars-Cov-2, chamado de Covid-19, afetou o mundo, e as aulas tiveram que ser paralisadas, deixando de ser presenciais e passou a ser adotado o ensino online. Os resultados demonstram que a ressignificação do ensino no CEST através das tecnologias ativas em decorrência da pandemia da Covid-19 ocorreu quase de forma total, pois muitos docentes e acadêmicos tiveram de ser adaptar às metodologias vinculadas com a tecnologia, para que o ensino pudesse continuar mesmo que de maneira gradual.
Abstract: This scientific article whose theme deals with the Resignification of teaching at CEST / UEA through Active Technologies due to the Covid-19 pandemic, aimed at highlighting the contributions of digital technologies in education in times of Covid-19 Pandemic at the Centro de Higher Studies of Tefé-CEST in the 21st century. And for its implementation, the specific objectives were outlined: to investigate scientific works that analyze digital technology as a didactic alternative in teaching; describe which active technologies and methodologies were adopted by teachers at CEST as a teaching resource in an attempt to alleviate the problem caused by the pandemic; to emphasize that teaching in times of Pandemic Covid-19, can be re-signified through digital technological alternatives. In the beginning, bibliographic research was carried out based on the contents reached in the survey of the theoretical framework, followed by field research as a process for obtaining information. This work was grounded in the light of Lakatos (2017), Fonseca (2012), Prodanov (2013), Cervo (2007). In this respect, the research problem arose when Sars Cov-2, called Covid-19, affected the world, and classes had to be stopped, no longer in person and online teaching started to be adopted. The results demonstrate that the reframing of teaching at CEST through active technologies due to the Covid-19 pandemic occurred almost entirely, as many teachers and academics had to adapt to the methodologies related to technology, so that teaching could continue even if gradually.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3512
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Ressignificação do Ensino no CEST-UEA através das tecnologias ativas em decorrência da Pandemia da Covid-19.pdf631,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.