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Título: As contribuições do projeto didático de gênero (PDG) artigo de opinião no processo de ensino aprendizagem no Centro de Estudos Superiores de Tefé-CEST
Autor(es): Alves, Gracimar Martins
Orientador(es): Monteiro, Rosineide Rodrigues
Palavras-chave: PDG-Artigo de opinião. Processo de ensino Aprendizagem. Formação.;PDG-opinion article. Teaching and learning Process. Formation.
Data do documento: 10-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho cujo tema As Contribuições do Projeto Didático de Gênero (PDG) Artigo de Opinião no Processo de Ensino Aprendizagem no Centro de Estudos Superiores – CEST – Tefé – Amazonas objetivou evidenciar que a metodologia baseada em Projeto Didático de Gênero – Artigo de Opinião é um instrumento de ensino e incentivo à leitura, escrita e oralidade de textos no processo de ensino aprendizagem tanto dos acadêmicos do CEST, que aprenderão novos conhecimentos, quantos dos alunos do ensino médio, se essa metodologia lhes for transmitida. A problemática surgiu ao ser questionado se os docentes do CEST/UEA utilizam o PDG como metodologia para minimizar as dificuldades de leitura, escrita e oralidade dos respectivos alunos do ensino médio. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em Severino (2007), Lakatos (2017), Cervo (2007), Prestes (2019) e Figueiredo (2008). A metodologia guiou-se pela pesquisa de campo com levantamento bibliográfico, método indutivo e técnica do questionário adotado para colher informações. Os resultados indicam que o Artigo de Opinião é um gênero necessário, na referida instituição de ensino, porque além de ser relevante busca respeitar as ideias do interlocutor e desenvolve o poder de argumentação do escritor para persuasão do leitor. Desse modo, ressaltamos que o tema da pesquisa é fundamental e necessário, pois desenvolve a capacidade argumentativa do escritor na ânsia de convencimento do leitor e evidencia que a tarefa da escola é contribuir para a formação de cidadãos tornando-os mais autônomos e críticos através do uso da palavra
Abstract: This work whose theme The Contributions of the Didactic Gender Project (PDG) Opinion Article in the Teaching Learning Process at the Center for Higher Studies - CEST - Tefé - Amazonas aimed to show that the methodology based on the Didactic Gender Project - Opinion Article is a teaching instrument and encouragement for reading, writing and orality of texts in the teaching-learning process, both from CEST students, who will learn new knowledge, and from high school students, if this methodology is transmitted to them. The problem arose when it was asked whether CEST / UEA teachers use the PDG as a methodology to minimize the reading, writing and speaking difficulties of the respective high school students. The bibliographic research was based on Severino (2007), Lakatos (2017), Cervo (2007), Prestes (2019) and Figueiredo (2008). The methodology was guided by field research with bibliographic survey, inductive method and questionnaire technique adopted to collect information. The results indicate that the Opinion Article is a necessary genre, in that educational institution, because in addition to being relevant, it seeks to respect the interlocutor's ideas and develops the writer's argumentation power to persuade the reader. Thus, we emphasize that the research theme is fundamental and necessary, as it develops the writer's argumentative capacity in the desire to convince the reader and shows that the school's task is to contribute to the formation of citizens making them more autonomous and critical through the speaking
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3506
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



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