DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3504
Título: Educação e Formação ética no processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Marinho, Ébila Batista
Orientador(es): Monteiro, Rosineide Rodrigues
Palavras-chave: Ética. Moral. Valores.;Ethics. Moral. Values.
Data do documento: 10-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica com a temática Educação e formação ética no processo de ensino aprendizagem, cujo objetivo geral é refletir sobre a ausência dos valores morais e éticos no contexto educacional, que desvirtua a formação ética baseada em valores morais no ambiente educacional. Assim, o trabalho foi motivado devido à problemática a ética em sala de aula. Ressaltamos que a ética e a moral são vertentes fundamentais para a constituição do ser humano, sendo que a ética corresponde a um ramo do conhecimento que estuda a conduta humana na sociedade, uma vez que cada sociedade tem seus próprios códigos de ética. Já a moral ressalta as regras e preceitos constituídos e aceitos por determinada sociedade nos quais norteiam a maneira de operar e pensar do ser humano em âmbito social. Igualmente, a ética e a moral possuem ligação, já que a moral é alvo de análise da ética. A pesquisa estritamente de cunho bibliográfico serviu de aporte teórico para desvendar as concepções acerca do tema à luz de Cortella (2010), Lakatos (2013), Mattos (2009), Marques (2001), Petri (2012), Vazquez (2018), enquanto a metodologia de caráter qualitativo norteou-se em Severino (2014). Desse modo, salientamos que durante a investigação bibliográfica foi primordial fazer a distinção dos termos ética e moral, destacando a importância destas vertentes para as relações interpessoais visando ainda à boa convivência em âmbito social, por serem de suma importância para construção de uma sociedade mais justa, moderada e consciente dos seus atos.
Abstract: The present work is the result of a bibliographic research with the theme Education and ethical formation in the teaching-learning process, whose general objective is to reflect on the absence of moral and ethical values in the educational context, which distorts the ethical formation based on moral values in the educational environment. Thus, the work was motivated due to the ethical problem in the classroom. We emphasize that ethics and morals are fundamental aspects for the constitution of human beings, and ethics corresponds to a branch of knowledge that studies human conduct in society, since each society has its own codes of ethics. Morality, on the other hand, highlights the rules and precepts constituted and accepted by a determined society in which they guide the way of operating and thinking of the human being in the social sphere. Equally, ethics and morals are linked, since morals are the target of ethics analysis. The strictly bibliographic research served as a theoretical contribution to unveil the conceptions about the theme in the light of Cortella (2010), Lakatos (2013), Mattos (2009), Marques (2001), Petri (2012), Sanchez Vazquez (2018), while the qualitative methodology was based on Severino (2014). Thus, we emphasize that during the bibliographic investigation it was essential to distinguish the terms ethics and morals, highlighting the importance of these aspects for interpersonal relationships, also aiming at good coexistence in the social sphere, as they are of paramount importance for the construction of a more just society, moderate and aware of his actions.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3504
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação e formação ética no processo de ensino aprendizagem.pdf181,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.