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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Damiana Ferreira-
dc.date.available2021-09-29-
dc.date.available2021-11-08T15:23:20Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3503-
dc.description.abstractThis work is aimed at a discussion on adult education. Has as theme: “Education and Literacy of riparian adults through a proposal for teaching under the Freirian method.” The general objective was to analyze the methods of literacy as reflection and action for teaching adults considering their culture riverside and as specific objectives: to analyze adult literacy theories related to reading and writing; Show the improvement in teaching through the method; Reflect on the interaction of teaching and the environment in which the school finds itself. so that the following procedures were used in the research: bibliographic survey, the method phenomenological of a qualitative nature since it will lead to opportunities for those who do not attend school. And had as theoretical support, Libânio (1994), Freire (1989), Boas (1994), Brandão (1940, Soares (1085) After studies, it was noticed that it is very the relationship between theory and practice is valuable, when we use the riverside reality as teaching elements. It was one with positive results, because it is possible to be facilitators of adult learning across their culture. So we emphasize that the work was of paramount importance as it served as an anchorage for the initiation of classroom experiences to assist students in teaching reading and writing in teaching learning processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJA, Paulo Freire, Villas Boas, Alfabetização e tradição oral.pt_BR
dc.subjectEJA, Paulo Freire, Villas Boas, Literacy and oral tradition.pt_BR
dc.titleEducação e Alfabetização de Adultos Ribeirinhos através de uma proposta de ensino sob o método Freirianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-08T15:23:20Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Manoel Domingos de Castro-
dc.description.resumoEste trabalho tem como alvo uma discussão sobre a educação de adultos. Tem como temática: “Educação e Alfabetização de adultos ribeirinhos através de uma proposta de ensino sob o método freiriano.” O objetivo geral foi analisar os métodos de alfabetização como reflexão e ação para ensino de adultos considerando sua cultura ribeirinha e como objetivos específicos: analisar as teorias de alfabetização de adultos relacionadas à leitura e escrita; Mostrar a melhoria no ensino através do método; Refletir sobre a interação do ensino e o meio em que a escola se encontra. De forma que houve na pesquisa os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico, o método fenomenológico de cunho qualitativo uma vez que, levará oportunidade para aqueles que não frequentam a escola. E teve como aporte teórico, Libânio (1994), Freire (1989), Boas (1994), Brandão (1940, Soares (1085). Após estudos, percebeu-se que é muito valiosa a relação entre teoria e prática, ao usarmos a realidade ribeirinha como elementos de ensino. Foi um com resultados positivos, pois é possível sermos facilitadores da aprendizagem de adultos através de sua cultura. Portanto ressaltamos que o trabalho foi de suma relevância pois serviu como ancoradouro para a iniciação de experiências em sala de aula para auxiliar alunos no ensino da leitura e da escrita no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

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