DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3501
Título: Uma reflexão sobre educação e ética na família e na Escola
Autor(es): Anaqueri, Danielle da Costa
Orientador(es): Monteiro , Rosineide Rodrigues
Palavras-chave: Educação. Família. Escola.;Education. Family. School.
Data do documento: 10-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente artigo tem como título “Uma reflexão sobre educação e ética na família e na escola” e como objetivo geral propor o diálogo reflexivo para mediar conflitos na tomada de decisões coletivas sobre a questão dos valores morais e éticos buscando respostas para tais dúvidas, e colaborando para oferecer uma educação de qualidade quanto aos serviços que diz respeito à ética e como objetivos específicos traçou-se: refletir sobre ética e moral no cotidiano da família e da escola; indicar os valores que conduzem os discentes para uma vida social desejável. A pesquisa de caráter meramente bibliográfico fundamentou-se em Werneck (2014), Líbano (1992), Caetano, (2009), Aranha (2006), Cervo e Bervian (2007) Lakatos (2013), Geogem (2005). Na metodologia adotou-se o método indutivo, que surge através da observação geral escolar, a abordagem qualitativa utilizando–se do ambiente natural para coleta de dados. Dessa forma, fica claro que a escola e família devem estabelecer relações de colaboração para que a família possa agir como suporte aos ensinamentos realizados pela escola visando auxiliá-la no ambiente familiar. Sendo assim, sabemos que através da educação de qualidade para todos, forma-se seres humanos comprometidos que respeitam as diferenças e as limitações dos indivíduos, pois a ética está presente em tudo.
Abstract: This article is entitled "A reflection on education and ethics in the family and at school" and its objective general to propose reflective dialogue to mediate conflicts in collective decision-making on the issue of moral and ethical values ​​seeking answers to such doubts, and collaborating to offer an education of quality regarding the services regarding ethics and as specific objectives were outlined: reflect on ethics and morals in the daily life of the family and school; indicate the values ​​that lead students to a lifetime desirable social. The purely bibliographical research was based on Werneck (2014), Líbano (1992), Caetano, (2009), Aranha (2006), Cervo and Bervian (2007) Lakatos (2013), Geogem (2005). At methodology was adopted the inductive method, which arises through general school observation, the approach qualitative using the natural environment for data collection. In this way, it is clear that the school and family should establish collaborative relationships so that the family can act as support for the teachings carried out by the school in order to help it in the family environment. Therefore, we know that through of quality education for all, it creates committed human beings who respect differences and the limitations of individuals, as ethics are present in everything.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3501
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma reflexão sobre educação e ética na família e na Escola.pdf264,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.