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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEsquerdo, Rosinalva Ferreira-
dc.date.available2021-10-27T15:58:54Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationESQUERDO, Rosinalva Ferreira. Concepções de professores das escolas públicas e privadas da cidade de Manaus/AM sobre altas habilidades/superdotação. 2021. 75 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3500-
dc.description.abstractThis work has as goal the understanding of teachers' conceptions about high abilities/giftedness and the aspects highlighted by them as hindering the recognition of these students in the school context. On such purpose, the general target of this study was: to understand the concepts that teachers have in mind about high abilities/giftedness and the aspects they identified and ranked as the most relevant obstacles for students with this developmental condition to be recognized in the school environment. As specific targets, we indicate the following ones: (1) To recognize in the scientific literature “who are” the persons with indicating factors for high abilities/giftedness and the aspects that can influence their recognition in the school context; (2) To identify teachers' knowledge about the characteristics of students with high abilities/giftedness and about the factors related to their recognition in the school context; (3) To analyze teachers' conceptions about high abilities/giftedness and how they can influence its recognition in the school context. In this research we studied eleven teachers from public and private schools in the city of Manaus/AM. Methodologically, we decided to carry out a descriptive field research with a qualitative approach, based on the historical-dialectical materialism method. An online questionnaire was used as instrument for data collection, with open and closed questions and, in order to analyze data resulting from such collection, the content analysis method has been proceeded. It was detected as one of the great challenges existing in the school environment, the misconceptions in teachers' thinking for identifying High Abilities/Giftness – which need to be reviewed and redefined in order to be used as auxiliary tool for identifying students with High Abilities/Giftness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepção de professorespt_BR
dc.subjectTeacher conceptionpt_BR
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subjectHigh abilities / giftednesspt_BR
dc.subjectIdentificaçãopt_BR
dc.subjectIdentificationpt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectSpecialized educational servicept_BR
dc.titleConcepções de professores das escolas públicas e privadas da cidade de Manaus/AM sobre altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.title.alternativeConceptions of teachers from public and private schools in the city of Manaus/AM about high abilities/giftednesspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-27T15:58:54Z-
dc.contributor.advisor1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Joab Grana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326050959750580pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Carlene da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4802561192170370pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9167633096582302pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo, compreender as concepções dos professores sobre altas habilidades/superdotação e os aspectos por eles destacados como dificultadores para o reconhecimento desses estudantes no contexto escolar. Para isso, o objetivo geral do estudo foi: compreender as concepções dos Professores sobre Altas Habilidades/Superdotação e os aspectos por eles destacados como dificultadores para o reconhecimento dos estudantes com esta condição de desenvolvimento no contexto escolar. Como objetivos específicos apontamos: (1) Reconhecer na literatura científica quem são as pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação e os aspectos que podem influenciar no reconhecimento deles no contexto escolar; (2) Identificar os saberes docentes sobre as características dos estudantes com altas habilidades/superdotação e sobre fatores relativos a seu reconhecimento no contexto escolar; (3) Analisar como as concepções dos professores sobre AH/SD podem influenciar a seu reconhecimento no contexto escolar. Participaram da pesquisa onze professores da rede pública e particular da cidade de Manaus/AM. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa de campo, descritiva e com abordagem qualitativa, com base no método materialismo histórico-dialético. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário online, com questões abertas e fechadas e, para análise desses dados, o método de análise de conteúdo. Constatou-se que um dos grandes desafios presente no âmbito escolar, são os conceitos equivocados presentes nas concepções dos professores sobre Altas Habilidades/Superdotação que precisam ser revistos e redefinidos, para auxiliarem na identificação do estudante com AH/SD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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