DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3497
Título: A política educacional, o trabalho docente e os recursos tecnológicos nas aulas não presenciais em uma escola pública municipal de Manaus
Título(s) alternativo(s): Educational policy, teaching work and technological resources in non-presential classes in a municipal public school in Manaus
Autor(es): Silva, Fernanda Souza da
Orientador(es): Lima, Osmarina Guimães de
Palavras-chave: Política educacional;Educational policy;Desafios docentes;Teaching challenges;Aulas não presenciais;Non-face-to-face classes
Data do documento: 21-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Fernanda Souza da. A política educacional, o trabalho docente e os recursos tecnológicos nas aulas não presenciais em uma escola pública municipal de Manaus. 2021. 63 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta monografia é resultado de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Manaus sobre o tema A Política Educacional, o Trabalho Docente e os Recursos Tecnológicos nas Aulas Não Presenciais. O objetivo geral foi analisar a relação entre a política educacional no contexto da Pandemia e os desafios do trabalho docente com uso de recursos tecnológicos nas aulas não presenciais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: compreender os pressupostos teóricos e legais sobre a utilização de recursos tecnológicos em aulas não presenciais; identificar as orientações didático-metodológicas dada aos professores da rede municipal de ensino em relação ao Projeto Aula em Casa como regime de aulas não presenciais; conhecer a aplicação do Projeto Aula em Casa como recurso tecnológico no contexto da Pandemia, observando a interação professor-aluno. A fundamentação teórica pautouse em autores de renome nacional, dentre os quais estão Boaventura de Sousa Santos (2020); Lucélia Bedra (2014); Érika Dias e Fátima Cunha Ferreira Pinto (2020); Arilda Schmidt Godoy (1996) e Menga Ludke (2014). Os procedimentos metodológicos se apoiaram no método fenomenológico, com abordagem qualitativa que nos orientou para o uso de observação participante durante as aulas remotas. A pesquisa documental concentrou-se, principalmente, em: Constituição Federal (1988); Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96; Portaria nº 188/2020; Parecer nº 5/ 2020 – CEB/CNE; Medida Provisória nº 934/2020; Portaria GS Nº 311/2020; Diretrizes Pedagógicas para o Regime Especial de Aulas Não Presenciais e Diretrizes técnico-pedagógicas/2021. Nos resultados podemos observar que teremos mais perguntas do que respostas, nos sentidos que remetem para uma reflexão de tudo que ocorre na escola com as teorias estudadas. Conclui-se que a pesquisa é um exercício contínuo que nos direciona para uma avaliação e questionamento das políticas educacionais e práticas docentes, buscando-se o aperfeiçoamento entre o que se diz e o que se realiza na sala de aula.
Abstract: This monograph is the result of a bibliographic, documental and field research, carried out in a school of the municipal education system of Manaus on the theme The Educational Policy, the Teaching Work and the Technological Resources in Non- Presential Classes. The general objective was to analyze the relationship between the educational policy in the context of the Pandemic and the challenges of the teaching work with the use of technological resources in the non-presence classes of the Elementary School. And as specific objectives: to understand the theoretical and legal assumptions about the use of technological resources in non-presential classes; to identify the didactic-methodological orientations given to the teachers of the municipal education system in relation to the Home Classroom Project as a non-presential class system; to know the application of the Home Classroom Project as a technological resource in the context of the Pandemic, observing the teacher-student interaction. The theoretical basis was based on nationally renowned authors, including Boaventura de Sousa Santos (2020); Lucélia Bedra (2014); Érika Dias and Fátima Cunha Ferreira Pinto (2020); Arilda Schmidt Godoy (1996), and Menga Ludke (2014). The methodological procedures relied on the phenomenological method, with a qualitative approach that guided us to the use of participant observation during the remote classes. Documentary research focused mainly on: Federal Constitution (1988); Law of directives and Bases of National Education - LDB nº 9.394/96; Ordinance nº 188/2020; Opinion nº 5/ 2020 - CEB/CNE; Provisional Measure nº 934/2020; Ordinance GS Nº 311/2020; Pedagogical Guidelines for the Special System of Non- Presential Classes and Technical-pedagogical Guidelines/2021. In the results we can see that there will be more questions than answers, in the sense that they refer to a reflection of everything that happens at school with the theories studied. We conclude that research is a continuous exercise that leads us to an evaluation and questioning of educational policies and teaching practices, seeking improvement between what is said and what is done in the classroom.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3497
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.