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dc.contributor.authorReis, Beatriz Mesquita-
dc.date.available2021-10-26T18:45:23Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.citationREIS, Beatriz Mesquita. Educação inclusiva: aprendizagem de estudantes com deficiência em tempo de pandemia. 2021. 56 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3495-
dc.description.abstractThis study discusses “Inclusive Education: learning of students with disabilities during a time of pandemic”, which brings a qualitative approach of an exploratory-descriptive nature. From the theme, did the concern about how these students' learning took place during the pandemic through remote learning? Thus, the general objective was to understand, from the teachers' perception, how the participation of students with disabilities occurred during remote teaching in schools in the municipal network of Manaus. And, as specific objectives: to identify literature that addresses the inclusion of students with disabilities during the pandemic; know what actions and guidelines were developed for the care of students with disabilities and analyze how the guidelines contributed to the care of students with disabilities from the perspective of teachers. The investigation involved subjects who teach in Kindergarten and Early Years of Elementary School. For data collection, a semi-structured questionnaire was used, which was sent to the participants through the Google Forms tool. The data show the strategies and actions that teachers had to take to ensure the participation of students with disabilities during classes through remote learning. It is concluded that the teaching protagonism and the participation of the family were fundamental to guarantee the participation and learning of students with disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: aprendizagem de estudantes com deficiência em tempo de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeInclusive education - learning of students with disabilities in time of pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T18:45:23Z-
dc.contributor.advisor1Reis, Joab Grana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326050959750580pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee2Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3623851132883971pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discorre sobre “Educação Inclusiva: aprendizagem de estudantes com deficiência em tempo de pandemia” este, traz abordagem qualitativa de natureza exploratório-descritiva. A partir do tema, surgiu a inquietação sobre como ocorreu a aprendizagem desses estudantes durante a pandemia através do ensino remoto? E assim, teve-se como objetivo geral compreender a partir da percepção dos docentes como ocorreu a participação de estudantes com deficiência, durante o ensino remoto em escolas da rede municipal de Manaus. E, como objetivos específicos: identificar literaturas que abordam a inclusão de estudantes com deficiência durante a pandemia; conhecer quais ações e diretrizes foram desenvolvidas para o atendimento de estudantes com deficiência e analisar de que forma as orientações contribuíram para o atendimento dos alunos com deficiência na perspectiva dos docentes. A investigação envolveu sujeitos que exercem a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário semiestruturado que foi encaminhado para os participantes por meio da ferramenta do Google Forms. Os dados evidenciam as estratégias e ações que os professores tiveram que fazer para que fosse garantida a participação de estudantes com deficiência durante as aulas pelo ensino remoto. Conclui-se que o protagonismo docente e a participação da família foram fundamentais para garantia da participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino remotopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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