DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3492
Título: Inclusão de alunos surdos em uma escola comum da zona norte de Manaus: uma análise discursiva
Título(s) alternativo(s): Inclusion of deaf students in a regular school in the north of Manaus: a discursive analysis
Autor(es): Aroucha, Phamela Santos
Orientador(es): Santos, Marcos Roberto dos
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Inclusive education;Surdos;Deaf;Língua brasileira de sinais;Brazilian sign language;Discurso;Discourse
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AROUCHA, Phamela Santos. Inclusão de alunos surdos em uma escola comum da zona norte de Manaus: uma análise discursiva. 2021. 82 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A educação pode ser percebida como um processo cercado pela pluralidade e multiplicidade. É fato que a sala de aula é o espaço muito diverso. Isto é possibilitado por meio do ingresso de novos sujeitos em âmbito escolar e um deles é o membro da comunidade Surda. Para a aceitação do Surdo a instituição responsável pelo veículo escola denominada Educação teve que se reestruturar, e com este cunho se forma um movimento envolvendo escola, metodologias e o cânone legislativo que na atualidade garantem o direito universal ao Surdo que é o acesso e a permanência na instituição escolar. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos de sentidos sobre a inclusão educacional para surdos dentro de uma escola comum na zona norte da cidade de Manaus. Para isso, será realizada uma contextualização histórica sobre as abordagens educacionais para surdos; caracterização das políticas educacionais vigentes para surdos, bem como seu impacto na educação desses alunos; bem como o estudo pela ótica da análise do discurso de linha francesa os discursos sobre a inclusão educacional para surdos no sistema de ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, portanto, o corpus é constituído pelos discursos produzidos por alunos surdos e professores não surdos do Ensino Médio de uma escola comum da zona norte de Manaus. Para a coleta dos dados foram feitas rodas de conversa com alunos surdos de cada ano do Ensino Médio e uma roda de conversa com os professores desses alunos. A teoria analítica desse trabalho se sustenta na Análise de Discurso de linha francesa. Também foram utilizados os estudos de autores sobre educação de surdos e língua de sinais como Quadros (2006), Strobel (2008) e Lodi (2016), além de legislações que abordam a educação para surdos. Também foram utilizados estudos de autores sobre a Análise de Discurso como Pêcheux (1997), Fuchs e Pêcheux (2010) e Orlandi (2013). Os resultados demonstram que no mesmo espaço escolar circulam formações discursivas (FD’s) diferenciadas sobre a inclusão dos alunos surdos e que essas FD’s são resultados de formações ideológicas que interpelam cada sujeito.
Abstract: Education can be perceived as a process surrounded by plurality and multiplicity, it is a fact that the classroom is a very diverse space and this is made possible through the entry of new subjects in the school environment and one of them is the member of the Deaf community. For the acceptance of the Deaf, the institution responsible for the school vehicle called Education had to restructure itself, and with this imprint a movement is formed involving school, methodologies and the legislative canon that currently guarantee the universal right to the Deaf, which is access and permanence in the school institution. Thus, this research aims to analyze the effects of meanings on educational inclusion for Deaf people within a common school in the northern part of the city of Manaus. For this, a historical contextualization of educational approaches for the deaf will be carried out; characterization of current educational policies for the deaf, as well as their impact on the education of these students; as well as the study, from the perspective of French-line discourse analysis, of the discourses on educational inclusion for the deaf in the regular education system. This is a qualitative research, the corpus is constituted by the speeches produced by deaf students and non-deaf high school teachers from a common school in the north of Manaus. For data collection, conversation circles were made with deaf students from each year of high school and a conversation circle with the teachers of these students. The analytical theory of this work is based on the French Discourse Analysis. Studies by authors on deaf education and sign language such as Quadros (2006), Strobel (2008) and Lodi (2016) were also used, as well as legislation that addresses education for the deaf. Studies by authors on Discourse Analysis such as Pêcheux (1997), Fuchs and Pêcheux (2010) and Orlandi (2013) were also used. The results demonstrate that in the same school space different discursive formations (DF's) circulate on the inclusion of deaf students and that these DF's are the result of ideological formations that challenge each subject.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3492
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão de alunos surdos em uma escola comum da zona norte de Manaus - uma análise discursiva.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.