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dc.contributor.authorGonçalves, Ana Paula dos Reis-
dc.date.available2021-10-26T18:07:39Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Ana Paula dos Reis. Olhares desviantes de uma estagiária: um ensino de Ciências alfabetizador. 2021. 41 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3485-
dc.description.abstractIn this text, we seek a discussion about the pedagogical practices of Science and the literacy process that emerges from the perspective of an intern of the Literacy Management Program (PGA), in a municipal school in Manaus. Through this theme, we seek to problematize the pedagogical practices of Science and its relations with the literacy process in the early years of elementary school, from the experience of an intern at the PGA. Around this, it was necessary to narrate our pedagogical practices of Sciences, as well as to discuss the relations between these science practices and the literacy processes, in addition to analyzing the statements of the relationship between science practices and literacy processes, from the experience of an intern at the PGA.We highlight a qualitative approach through autobiographical narrative research, since the source of the investigation was an experience as an intern, before the pandemic, starting from observations recorded daily in a registration notebook. However, in addition to the records in the notebook, we also carried out a conceptual exploration from the study of important authors in the area, PGA documents, testimonials and events. Later, this look at the theme resulted in devious reflections about some points from actions that unfold in the learning of the sciences, reading and writing closer to the realities of the classes. In general, there is a need to see education as a constant reconstruction, through the valorization of teaching learning, the self-formative rethinking of teachers, as well as the proximity between the knowledge of the sciences and the reading and writing training of children who are necessary beyond the walls of schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectNarrative pesquisept_BR
dc.titleOlhares desviantes de uma estagiária: um ensino de Ciências alfabetizadorpt_BR
dc.title.alternativeDeviant looks of an intern: a literacy teaching of Sciencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T18:07:39Z-
dc.contributor.advisor1Aikawa, Monica Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717750077563228pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543034426847100pt_BR
dc.description.resumoNeste texto, buscamos uma discussão sobre as práticas pedagógicas de Ciências e o processo de alfabetização que emerge do olhar de uma estagiária do Programa de Gestão de Alfabetização (PGA), em uma escola municipal de Manaus. Através dessa temática, procuramos problematizar as práticas pedagógicas de Ciências e suas relações com o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da vivência de estagiária no PGA. Em torno disso, fez-se preciso narrarmos nossas práticas pedagógicas de Ciências, assim como discutirmos as relações entre essas práticas de Ciências e os processos de alfabetização, além de analisarmos os enunciados da relação entre as práticas de ciências e os processos de alfabetização, a partir da vivência de estagiária no PGA. Destacamos uma abordagem qualitativa mediante pesquisa narrativa autobiográfica, uma vez que a fonte da investigação foi uma vivência enquanto estagiária, antes da pandemia, partindo de observações registradas diariamente em caderno de registro. Todavia, para além dos registros no caderno, também realizamos uma exploração conceitual a partir do estudo de autores importantes da área, os documentos do PGA, depoimentos e acontecimentos. Posteriormente, esse olhar para a temática resultou em reflexões desviantes acerca de alguns pontos a partir de ações que se desdobram na aprendizagem das ciências, da leitura e escrita mais próximas das realidades das turmas. De maneira geral, há uma necessidade de enxergarmos a educação como uma constante reconstrução, através da valorização do ensino-aprendizagem, do repensar autoformativo docente, bem como a proximidade entre os saberes das ciências e a formação leitora e escritora das crianças que se fazem necessárias para além dos muros das escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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