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Título: Gestão democrática-participativa: uma escola sonhada por todos
Título(s) alternativo(s): Democratic-participatory management: a school dreamed of by all
Autor(es): Silva, Verônica Ribeiro da
Orientador(es): Paiva, Nataliana de Souza
Palavras-chave: Gestão democrática-participativa;Participatory-democratic management;Mecanismos de participação;Participation mechanisms;Secretária Municipal de Educação;Municipal Secretary of Education
Data do documento: 31-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Verônica Ribeiro da. Gestão democrática-participativa: uma escola sonhada por todos. 2021. 52 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A Pesquisa apresentará discussões acerca da contribuição dos mecanismos de participação para gestão democrática da escola pública da Rede Municipal de Manaus. Desta forma, como objetivo geral, busca-se analisar os mecanismos de participação de uma Escola Pública Municipal de Manaus, na qual vem experimentado possibilidades democráticas no âmbito escolar. Diante disso, os objetivos específicos foram: conhecer as características da Gestão Democrática Participativa e o seu amparo na legislação educacional brasileira; compreender os mecanismos de participação na escola pública; analisar como são utilizados os mecanismos de participação de uma escola pública municipal. A pesquisa deu-se por meio da abordagem qualitativa, através da pesquisa exploratória. Com isso, foi realizado primeiramente um levantamento bibliográfico, que contou com a contribuição de diversos autores renomados no conhecimento como PARO (2005), BASTOS (2005), LÜCK (2008, 2009), DOURADO (2012), ARAÚJO (2002), SPOSÍTO (2002), LIBÂNEO (2001, 2007), MOGILKA (2003) e outros, como também, documentos legais, como, a Constituição Federal de 1998 e a LDB (Lei 9394/96). Em seguida leitura e análise dos documentos (Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar, atas de reuniões) de uma escola pública da Rede Municipal de Manaus, localizada na zona Centro Sul da cidade, os documentos disponíveis no site da Secretária Municipal de Educação de Manaus. Desse modo, a pesquisa se estabelece como pesquisa bibliográfica e documental. As leituras deram-se por meio da técnica de análise de conteúdo para a realização do levantamento teórico e análise dos mecanismos de participação presentes nos documentos impressos, como também, dos documentos digitais/Comunicação de massa (site). Sendo, uma pesquisa relevante para o campo educacional, por levantar reflexões acerca das contribuições do trabalho coletivo para se promover um ensino de qualidade, além da distribuição de responsabilidades e contribuições nas tomadas de decisões na gestão escolar e a cooperação da gestão democrática-participativa para a formação de cidadãos críticos que sentirão não somente a necessidade de participar do contexto escolar, como também, verão a importância de se tornar cidadãos ativos na sociedade.
Abstract: The research will present discussions about the contribution of participation mechanisms to the democratic management of public schools in the Manaus Municipal Network. Thus, as a general objective, it seeks to analyze the mechanisms of participation of a Public School in Manaus, which has been experimenting with democratic possibilities in the school environment. Therefore, the specific objectives were: to know the characteristics of the Participatory-Democratic Management and its support in the Brazilian educational legislation; understand the mechanisms of participation in public schools; analyze how the participation mechanisms of a municipal public school are used. The research took place through a qualitative approach, through exploratory research. With this, a bibliographic survey was carried out first, which had the contribution of several renowned authors in knowledge such as PARO (2005), BASTOS (2005), LÜCK (2008, 2009), DOURADO (2012), ARAÚJO (2002), SPOSÍTO (2002), LIBÂNEO (2001, 2007) , MOGILKA (2003) and others, as well as legal documents, such as the Federal Constitution of 1998 and the LDB (Law 9394/96). Afterwards, reading and analysis of documents (Political-Pedagogical Project, School Regiment, minutes of meetings) of a public school of the Manaus Municipal Network, located in the Center-South zone of the city, the documents available on the Manaus Municipal Education Secretariat website . In this way, the research is established as bibliographical and documental research. The readings took place through the technique of content analysis to carry out the theoretical survey and analysis of the mechanisms of participation present in the printed documents, as well as digital documents/Mass Communication (website). Being a relevant research for the educational field, as it raises reflections on the contributions of collective work to promote quality teaching, thein addition to the distribution of responsibilities and contributions in decision-making in school management and the cooperation of democratic-participatory management for the formation of critical citizens who will not only feel the need to participate in the school context, but will also see the importance of becoming citizens assets in society.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3482
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