DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMar, Maria Isabel da Costa-
dc.date.available2021-10-26T17:49:03Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.identifier.citationMAR, Maria Isabel da Costa. Criança: corporeidade, afeto e experiências de aprendizagem. 2021. 61 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3480-
dc.description.abstractThis work is bibliographical in nature, with a phenomenological basis, of a qualitative nature, whose research problem is centered on understanding the relationship between child, corporeality, affect and learning experiences from a research question: how the articulation between child, corporeality, affection and learning experiences are reflected in the process of schooling? Which gave rise to the general objective: To understand how the articulation between child, corporeality, affection and learning experiences are reflected in the process of schooling. Three specific objectives were elaborated: to investigate, through the state of the art, the theoretical foundation of theses and dissertations that address the theme of children, corporeality, affection and learning experiences in the period from 2015 to 2019; relate to the idea of ​​affects in Spinoza with the idea of ​​corporeity in Merleau-Ponty and; identify the concept of experience in John Dewey. The research proposes in three chapters to make a articulation of concepts with education and generate reflections that contribute to possibilities of school activities that highlight being a child as part of the learning, so that they can not only develop the cognitive part, but develop the capabilities of the whole, body-mind. Therefore, from the understanding of the authors, we can think of possibilities for meetings, in the school environment, that understand the body as a whole; that allow the exploration of the world; that potentiate, by through affections, thinking, acting and existing; that offer challenges for the child to persevere; that guarantee its expressiveness; that promote joyful and active encounters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectKidpt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectCorporealitypt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectExperiências de Aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Experiencespt_BR
dc.titleCriança: corporeidade, afeto e experiências de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeChild: corporeality, affection and learning experiencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T17:49:03Z-
dc.contributor.advisor1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Kelly Almeida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665636259576060pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766948755894257pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9224081583792163pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é de natureza bibliográfica, com base fenomenológica, de cunho qualitativo, cujo problema de pesquisa está centrado no entendimento da relação criança, corporeidade, afeto e experiências de aprendizagem a partir de uma questão de pesquisa: como a articulação entre criança, corporeidade, afeto e experiências de aprendizagem são refletidas no processo de escolarização? Que deu origem ao objetivo geral: Compreender como a articulação entre criança, corporeidade, afeto e experiências de aprendizagem são refletidas no processo de escolarização. E elaborados três objetivos específicos: investigar, por meio do estado da arte, a fundamentação teórica das teses e dissertações que abordam a temática criança, corporeidade, afeto e experiências de aprendizagem no período de 2015 a 2019; relacionar a ideia de afetos em Spinoza com a ideia de corporeidade em Merleau-Ponty e; identificar o conceito de experiência em John Dewey. A pesquisa se propõe em três capítulos fazer uma articulação dos conceitos com a educação e gerar reflexões que contribuam com possibilidades de atividades escolares que destacam o ser criança como parte da aprendizagem, de modo que possam não somente desenvolver a parte cognitiva, mas desenvolver as capacidades do todo, corpo-mente. Portanto, a partir das compreensões dos autores podemos pensar em possibilidades de encontros, no ambiente escolar, que entendam o corpo como uma totalidade; que permitam a exploração do mundo; que potencializem, por meio dos afetos, o pensar, o agir e o existir; que ofereçam desafios para a criança perseverar; que garantam sua expressividade; que promovam encontros alegres e ativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBELLI, Rafael Wilson. Currículo e corporeidade: colonialidade das mentes e dos corpos no ensino fundamental 1. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017. BEZERRA, Fabrício Leomar Lima. A corporeidade como possibilidade de desvelar um processo de aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2015. CASTRO SOBRINHO, Denise; NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães do. A influência da filosofia pragmatista de John Dewey no movimento dos pioneiros da educação nova. Revista Fundamentos, V.2, n.1, 2015. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí. ISSN 2317-2754. CORRÊA, Mirele. O que pode um corpo na escola? Uma cartografia das potencialidades do corpo em espaço de escolarização. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017. CUNHA, Marcus Vinicius da. A atualidade de John Dewey para a educação: mais arte, não menos. Revista Apotheke, v.4, n.3, ano 4, 2018. CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2001, n.17. CURADO, Denise Assis Fleury. A experiência em Merleau-Ponty e o sentido da educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. DELEUZE, Gilles. Espinosa e o problema da expressão. Disponível em: <http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/12/DELEUZE-G.-Espinosa-e-o Problema-da-Express%C3%A3o1.pdf>. Acesso em: 30 de maio. 2021. DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981). Tradução para o português Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Francisca Evilene Barbosa de Castro, Hélio Rebello Cardoso Júnior e Jefferson Alves de Aquino. – 3. ed. – Fortaleza: EdUECE, 2019. DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, v. 131, 1976. DEWEY, John. Vida e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978. Ética/Spinoza; [Tradução de Tomaz Tadeu]. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. FERREIRA, Nicholas Gabriel Minotti Lopes. O papel da experiência na filosofia de John Dewey. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/nicholasminotti.pdf >. Acesso em 09 de maio de 18. 59 GOMES, Carlos Wagner Benevides. O ensino ético dos afetos em Benedictus de Spinoza. Revista Ideação, n.35, Jan/Jun. 2017. John Dewey / Robert B. Westbrook; Anísio Teixeira. José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues (org.). – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. GUALBERTO, Madma Laine Colares. A manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas dos professores de educação infantil em escolas públicas e privadas de Santarém-Pará. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, 2017. GUEDES, Mileyde Bárbara Santos. A percepção do corpo das crianças na educação infantil: o olhar das professoras. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019. LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. A Filosofia da Educação de John Dewey: reflexões e perspectivas atuais para a escola brasileira. Filosofia e Educação, Campinas, v.7, n.2, p. 19- 46, jun/set.2015. LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. Tradução: Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultural, 1999. LOPES, José Ivan; SILVA, João Henrique Magalhães. O pensar reflexivo como objetivo do processo educativo na perspectiva de John Dewey. Revista Opinião Filosófica, Porto Alegre, v.07; n°01, 2016. MAGRIN, Natália Papacidero. O corpo/corporeidade na educação de tempo integral – ciclo I. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. MARTINS, André. Nietzsche, Espinosa, o acaso e os afetos: encontros entre o trágico e o conhecimento intuitivo. Revista O que nos faz pensar, n. 14. Rio de Janeiro: PUC –RJ, 2000; p. 183-198. MERLEAU‐PONTY, Maurice. Psicologia e pedagogia da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura, 5ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018. MEYERS, Robert G. Empirismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação. Santa Maria. v. 40. n. 1. p. 101-116. jan./abr. 2015. MOROSINI, Marilia Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154- 164, jul.-dez. 2014. NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães do. Pragmatismo: uma filosofia da ação. Revista Redescrições – Revista online do GT de Pragmatismo Ano 3, n. 1, 2011(Nova Série). 60 NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corporeidade: inspirações merleau-pontyanas. Natal: IFRN, 2016. 307 p. il color. E-book. NOVIKOFF, Cristina; CAVALCANTI, Marcus Alexandre de Pádua. Pensar a potência dos afetos na e para a educação. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 20, n. 3, p. 88-107, set/dez. 2015. OLIVEIRA, Luciane Leal de. A corporeidade na educação física escolar na perspectiva do cuidado de si. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro Universitário La Salle, Canoas, RS, 2015. RANZAN, Liane Fatima Pasinato. Corporeidade e aprendizagem: implicações nas experiências formativas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, 2017. SANTOS, José Carlos dos. A corporeidade vai à escola? 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019. SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. A noção de experiência em John Dewey, a educação progressiva e o currículo de ciências. Disponível In: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0214-1.pdf. Acesso dia 09 de maio de 18. SANTOS, Weslaine Alline da Silva Faria. Educação do corpo: um inventário de seus temas, autores e recortes. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. SILVA, Adriana Maria da. Disciplina-ressignificação do corpo: imagens da educação na arte. 2018. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2018. SOUZA, Emerson Renan Berger de. Educação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016. TANNÚS, Fernanda Machain Silva. Corpo criança que dança, corpo criança que vive. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. TURBAE JUNIOR, Armando. O conceito de imaginação na filosofia de Benedictus de Spinoza: conhecimento, política e religião. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. VOSGERAU, D. S. A. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Criança - corporeidade, afeto e experiências de aprendizagem.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.