DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3479
Título: Desafios da gestão escolar e os caminhos percorridos durante a pandemia
Título(s) alternativo(s): Challenges of school management and the paths taken during the pandemic
Autor(es): Barbosa, Maria Amanda Pedrosa
Orientador(es): Paiva, Nataliana de Souza
Palavras-chave: Gestão Escolar;School management;Escola Municipal;Municipal School;Pandemia covid -19;Covid pandemic - 19
Data do documento: 31-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARBOSA, Maria Amanda Pedrosa. Desafios da gestão escolar e os caminhos percorridos durante a pandemia. 2021. 35 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente estudo teve como proposta de conhecer os desafios e caminhos que a gestão escolar enfrentou nesse momento delicado na educação durante a pandemia. Enquanto objetivos compreender a gestão escolar, conhecer os desafios enfrentados pela gestão escolar durante a pandemia e discutir os desafios dos professores e destacar o papel do diretor com a coordenação pedagógica frente ao novo cenário. O interesse de me aprofundar nesse tema foi nas aulas práticas da disciplina de Estágio I e II do Curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, pelas experiências no estágio curricular e no Programa de Iniciação à Docência – PIBID e experiência no Programa Gestão de Alfabetização – SEMED e pelo interesse na temática sobre Gestão Escolar. A metodologia tem como abordagem qualitativa, e de pesquisa bibliográfica e documental destaque para Araújo (2002), Dourado (2012), Libâneo (2007) e tendo como base documentos legais como a Constituição de 1998 e a LDB. Do estudo empreendido, é possível constatar que os desafios foram e estão sendo superado diante do contexto de pandemia para garantir o direito à educação. As conclusões mostram que a escola municipal de Manaus, assim como outras tiveram que se reinventar diante do cenário apresentado, alunos e professores buscaram alternativas para continuarem o processo de ensino e aprendizagem, pais tiveram mais do que nunca participar das ações didático-pedagógicas em confluência as necessidades de seus filhos, gestores tiveram que gerir distribuição de merenda, apoio psicológico aos professores, pais e alunos, administrar a relação escola-comunidade de forma não presencial, ou seja, muitos foram os desafios encontrados como também alternativas criativas.
Abstract: The present study had as a proposal to know the challenges and paths that the school management faced at this delicate moment in education during the pandemic. As objectives, understanding school management, knowing the challenges faced by school management during the pandemic and discuss the challenges of teachers and highlight the role of the director with the pedagogical coordination in relation to the new scenario. The interest in going deeper into this theme was in the practical classes at discipline of Stage I and II of the Pedagogy Course, at the State University of Amazonas – UEA, for the experiences in the curricular internship and in the Program of Teaching Initiation - PIBID and experience in the Literacy Management Program - SEMED and interest in the topic of School Management. The methodology has as a qualitative approach, and bibliographic and documentary research highlighted for Araújo (2002), Dourado (2012), Libâneo (2007) and based on documents legal instruments such as the 1998 Constitution and the LDB. From the study undertaken, it is possible to verify that the challenges were and are being overcome in the context of pandemic to guarantee the right to education. The findings show that the school Manaus, as well as others had to reinvent themselves in the face of scenario presented, students and teachers sought alternatives to continue the teaching and learning process, parents had more than ever to participate of the didactic-pedagogical actions in confluence with the needs of their children, managers had to manage meal distribution, psychological support to teachers, parents and students, manage the school-community relationship in a non- face-to-face, that is, many were the challenges encountered as well as creative alternatives.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3479
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios da gestão escolar e os caminhos percorridos durante a pandemia.pdf683,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.