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dc.contributor.authorRocha, Juliana Ferreira-
dc.date.available2021-10-26T17:30:28Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.identifier.citationROCHA, Juliana Ferreira. Alfabetizar ou letrar ? um desafio para a educação infantil. 2021. 35 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3474-
dc.description.abstractThis course completion work has as its theme "to read and write: a challenge for early childhood education’ and its general objective is to understand how the development of literacy and literacy practices for 5-year-old children in early childhood education and as specific objectives to identify literacy practices and literacy developed by teachers in early childhood education; understand if the literacy practices developed in early childhood education are in accordance with the pedagogical function of early childhood education and mapping what teachers think about respect for literacy and literacy in early childhood education. the work is organized into two chapters, in the 1st chapter we present the theoretical foundation around the theme, from a dialogue with authors such as: Ostetto (2018), Pacievitch (2013), Martinati (2012), Cruz (2017) among others. In the 2nd chapter we present the results of our field research in a dialogue with the objectives that guided the investigation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.titleAlfabetizar ou letrar ? um desafio para a educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeLiterate or literate? a challenge for early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T17:30:28Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0778003949122905pt_BR
dc.description.resumoEsta trabalho de conclusão de curso traz como tema “alfabetizar ou letrar: um desafio para a educação infantil’ e tem como objetivo geral compreender como se efetiva o desenvolvimento de práticas de alfabetização e letramento das crianças de 5 anos na educação infantil e como objetivos específicos identificar as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas pelos professores na educação infantil; entender se as práticas alfabetizadoras desenvolvidas na educação infantil estão de acordo com a função pedagógica da educação infantil e mapear o que pensam os professores a respeito de alfabetização e letramento na educação infantil. O trabalho está organizado em dois capítulos, no 1º capítulo apresentamos a fundamentação teórica em torno do tema, a partir de um diálogo com autores como: Ostetto (2018), Pacievitch (2013), Martinati (2012), Cruz (2017) entre outros. No 2º capítulo apresentamos os resultados da nossa pesquisa campo em um diálogo com os objetivos que nortearam a investigação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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