DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jhalian Ester Fernandes de-
dc.date.available2021-10-26T17:27:05Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Jhalian Ester Fernandes de. A Pedagogia e o desenvolvimento integral da criança no contexto hospitalar. 2021. 38 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3473-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the pedagogical practice of educators in the hospital environment, highlighting its relevance in the development of this activity, since Hospital Pedagogy has been undergoing several changes, so it was necessary to observe if this practice is consistent with the documents governing Basic Education, through the theoretical framework of the authors Gohn (2008), Matos and Mugiatti (2008) and Fonseca (2009), were the main authors who contributed to the development of the work, the studies were essential to understand the importance of the social aspect of education, through the contributions of non-formal education. In addition, Hospital Pedagogy expands the teacher's field of action beyond the confines of the school. The education that is needed in this hospital pedagogical proposal requires the teacher to be prepared to have adequate training to work in this area, fostering school integration, whatever the environment, favoring the social well-being and quality of life of children. They need help from professionals from different fields: doctors, nurses, psychologists and social workers. From the methodological point of view, it was a case study, of qualitative nature, whose instruments were observation and semi-structured questionnaire, whose research subjects were two students / patients, one child and one adolescent. The importance of this research is due to the analysis of how the pedagogical practices of the educators in the hospital are developed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia Hospitalarpt_BR
dc.subjectHospital Pedagogypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA pedagogia e o desenvolvimento integral da criança no contexto hospitalarpt_BR
dc.title.alternativePedagogy and the integral development of the child in the hospital contextpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T17:27:05Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Marcio Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268445515720062pt_BR
dc.contributor.referee1Rotondano, Érica Vidal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874466468716941pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Raimundo Sidnei dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939166076843358pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica dos educadores no ambiente hospitalar, evidenciando sua relevância no desenvolvimento dessa atividade, pois a Pedagogia Hospitalar vem passando por várias mudanças. Por isso, foi necessário observar se essa prática está coerente com os documentos que rege a Educação Básica. Gohn (2008), Matos e Mugiatti (2008) e Fonseca (2009), foram os principais autores que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Os estudos foram essenciais para entender a importância do aspecto social da educação, através das contribuições da educação não-formal. Além disso, a Pedagogia em contexto hospitalar amplia o campo de atuação do professor para fora dos limites da escola. A educação que se faz necessária nesta proposta pedagógica exige do professor o preparo para que se tenha uma formação adequada para atuar nesta área, fomentando a integração escolar, seja qual for o ambiente, favorecendo o bem-estar social e a qualidade de vida das crianças que necessitam de auxílio de profissionais de diferentes áreas: médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de um Estudo de Caso, de cunho qualitativo, que teve como instrumentos a observação e o questionário semiestruturado, cujos sujeitos de pesquisa foram uma enfermeira, uma psicóloga e uma professora. A importância dessa pesquisa se dá em virtude de analisar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas dos educadores no hospital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSOUZA, Jhalian Ester Fernandes de. A Pedagogia e o desenvolvimento integral da criança no contexto hospitalar. 2021. 38 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Pedagogia e o desenvolvimento integral da criança no contexto hospitalar.pdf898,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.