DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3453
Título: A merenda escolar antes durante a pandemia da COVID-19: vivência de promoção de saúde em uma escola municipal de Manaus
Título(s) alternativo(s): School lunches during the COVID-19 pandemic: health promotion experience in a municipal school in Manaus
Autor(es): Soares, Dyagni Brahmacari Ribeiro
Orientador(es): Araujo, Cleusa Suzana Oliveira de
Palavras-chave: Merenda escolar;School lunch;Escola Promotora em Saúde;Health Promoting School;Higiene;Hygiene
Data do documento: 21-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOARES, Dyagni Brahmacari Ribeiro. A Merenda escolar antes durante a pandemia da COVID-19: vivência de promoção de saúde em uma escola municipal de Manaus. 2021. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente estudo partiu da observação realizada em escolas de tempo integral do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação, da cidade de Manaus, durante três semestres da Universidade, corresponde aos estágios I, II e III. Tem como objetivo principal pesquisar sobre as normas de manipulação da merenda escolar e a relação com a Promoção em Saúde (PS). Dividiu-se o trabalho em três etapas: primeiramente no referencial teórico foi realizado um breve histórico sobre a merenda escolar trazendo informações sobre responsáveis, gestores e executores de suas normas com algumas cartilhas, documentos norteadores e, a Escola Promotora de Saúde fará parte do estudo. A Escola Promotora de Saúde trouxe uma nova ótica para a questão da saúde escolar, pois são envolvidos vários aspectos como o desenvolvimento infantil, as condições ambientais, a convivência da família e sociedade, as habilidades quanto conhecimento e segurança. Segundo, a metodologia do estudo de caso partirá das observações e da entrevista realizada no ambiente escolar. Terceiramente, os resultados, no qual foram analisados e discutidos com as técnicas colocadas pelos órgãos responsáveis pelas normatizações das práticas e leis obrigatórias definidas pelos órgãos brasileiros. Percebeu-se que existem normas e regras, mas que há deficiência em aplicá-las e fiscalizá-las. Quanto à experiência na Escola de estudo observou-se que há muito a ser feito em relação ao treinamento das pessoas envolvidas na merenda escolar, pois é por meio delas que pode inserir ou manter uma Escola Promotora de Saúde (EPS), portanto, este estudo foi relevante para poder observar o trabalho de pessoas importantes no contexto educacional, como as merendeiras, mas que acabam sendo esquecidas por muitos dentro e fora da escola. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para novas discussões dentro e fora da academia, levando a todos os pensamentos de reflexão, indagação e mudança no que diz respeito à alimentação saudável no ambiente educacional.
Abstract: The present study started from the observation carried out in full-time elementary schools of the State Education Network, in the city of Manaus, during three semesters of the University, corresponding to stages I, II and III. Its main objective is to research the rules for manipulating school meals and the relationship with Health Promotion (HP). The work was divided into three stages: firstly, in the theoretical framework, a brief history of school meals was carried out, bringing information about those responsible, managers and enforcers of its standards with some booklets, guiding documents and, the Health Promoting School will be part of the study . The Health Promoting School brought a new perspective to the issue of school health, as several aspects are involved, such as child development, environmental conditions, the coexistence of family and society, skills such as knowledge and security. Second, the case study methodology will be based on observations and interviews carried out in the school environment. Thirdly, the results, in which they were analyzed and discussed with the techniques put forward by the bodies responsible for standardizing practices and mandatory laws defined by Brazilian bodies. It was noticed that there are norms and rules, but that there is a deficiency in applying and supervising them. As for the experience in the School of Study, it was observed that there is much to be done in relation to the training of people involved in school lunches, as it is through them that you can insert or maintain a Health Promoting School (EPS), therefore, this study it was relevant to be able to observe the work of important people in the educational context, such as lunch ladies, but who end up being forgotten by many inside and outside the school. We hope that this research can contribute to new discussions inside and outside the academy, leading to all thoughts of reflection, inquiry and change regarding healthy eating in the educational environment.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3453
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.