DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3451
Título: Ensinar e aprender na educação infantil: estudos e vivências em uma escola municipal de Manaus
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning in early childhood education: studies and experiences in a municipal school in Manaus.
Autor(es): Pereira, Elen Ariane Freitas
Orientador(es): Souza, Kelly Christiane Silva de
Palavras-chave: Aprendizagem;Learning;Ensino;Teaching;Educação infantil;Child education
Data do documento: 3-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PEREIRA, Elen Ariane Freitas. Ensinar e aprender na educação infantil: estudos e vivências em uma escola municipal de Manaus. 2021. 36 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: No presente trabalho, definimos como objetivo geral compreender como se dão os processos de ensinar e aprender com crianças de cinco anos na educação infantil. Diante disso, estabelecemos como objetivos específicos: a) entender a relação entre ensino e aprendizagem na educação infantil; b) identificar práticas de ensino que dificultem o processo de aprendizagem; c) conhecer os conceitos do professor da educação infantil sobre ensino e aprendizagem. Para atingir esses objetivos, realizamos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, durante o Estágio I. Pesquisamos em uma turma de 2° período, acompanhando o desenvolvimento das práticas pedagógicas realizadas pela professora regente em sala de aula. Nesse percurso, adotamos a abordagem qualitativa e utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação participante, o caderno de campo e um questionário estruturado, aplicado com duas professoras da educação infantil, visando compreender suas concepções sobre o processo de ensinar e aprender. Na análise de dados, foi possível estabelecer uma estreita relação entre o processo de ensino e aprendizagem. O professor possui um papel importante nesse processo, de planejar e organizar as situações de ensino, visando colaborar para a construção da aprendizagem, a ser realizada pelas crianças. Além disso, compreendemos que as concepções e crenças que os professores possuem sobre o processo de ensino e de aprendizagem poderão influenciar as suas práticas pedagógicas, sendo a formação inicial um importante ponto de partida para a construção de saberes sobre a docência.
Abstract: In the present work, we define as a general objective to understand how the processes take place. of teaching and learning with five-year-olds in early childhood education. That said, We established as specific objectives: a) to understand the relationship between teaching and learning in early childhood education; b) identify teaching practices that hinder the process of learning; c) know the concepts of early childhood education teacher about teaching and learning. To achieve these goals, we carried out a bibliographic search and a search field, during Internship I. We researched in a 2nd period class, following the development of pedagogical practices carried out by the regent teacher in the classroom. Along the way, we adopted a qualitative approach and used it as an instrument for collecting given the participant observation, the field notebook and a structured questionnaire, applied with two teachers of early childhood education, aiming to understand their conceptions about the teaching and learning process. In data analysis, it was possible to establish a close relationship between the teaching and learning process. The teacher has an important role in this process, of planning and organizing the teaching situations, aiming to collaborate with the construction of learning, to be performed by children. Furthermore, we understand that the conceptions and beliefs that teachers have about the teaching process and learning may influence their pedagogical practices, with initial training being a important starting point for the construction of knowledge about teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3451
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensinar e aprender na educação infantil - estudos e vivências em uma escola municipal de Manaus.pdf698,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.