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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPesqueira, Adna Nascimento-
dc.date.available2021-10-06T17:20:24Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationPESQUEIRA, Adna Nascimento. A Transição da criança da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2021. 54 f. TCC ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3447-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the child's transition from kindergarten to the first year of elementary school. As of go analysis, search to conceptualize the historical aspects of early childhood education; to present teachers' perspectives about the transition; and to analyze, based on observation, in stages II, the students’ daily life when starting elementary school and the school environment. This paper is divided into: introduction followed by chapter I, which will address the theoretical aspects in which the trajectories of Early Childhood Education and Elementary School in Brazil and in the world are highlighted. Chapter II will emphasize the research methodology. Chapter III discusses the analysis and discussion of the research results. Finally, we will conclude with the final considerations about the research. The research was carried in one municipal school of City Manaus. To develop this work, a field research of character qualitative, was elaborated, where a structured interview was carried out and an analysis was made based on the observation at the place of study. In this plot, the study carried out with teachers, it was noticed that the school institution seeks to clarify the transition process from early childhood education to the first year of elementary school. We understand that early childhood education requires taking into account the uniqueness of children, making use of playful activities including games, play, creativity, etc. All these activities should cooperate in their own way to promote children's development and literacy, which is fundamental in the transition from the last year of kindergarten to the first year of elementary schoolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectProcessos educativospt_BR
dc.subjectEducational processespt_BR
dc.titleA Transição da criança da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental: desafios e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeThe transition of children from kindergarten to the first year of elementary school: challenges and perspectivespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T17:20:24Z-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Guiomar Lima de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1591439093179685pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Neylanne Aracelli de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0445634370547774pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Osmarina Guimarães de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo, analisar a transição da criança da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. A partir desta análise, busca-se, conceituar os aspectos históricos da educação infantil; apresentar perspectivas dos professores acerca da transição e analisar, a partir da observação nos estágios I e II, o cotidiano dos alunos ao iniciar o ensino fundamental, assim como a ambientação escolar. Este trabalho divide-se em: introdução, seguido do capítulo I que abordará os aspectos teóricos em que são evidenciadas a trajetórias da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil e no Mundo. O Capítulo II enfatizará a metodologia de pesquisa. No capítulo III, discorrerá a análise e discussão dos resultados da pesquisa. Finalizando com as considerações finais acerca da investigação. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da Cidade de Manaus. Para desenvolver este trabalho elaborou se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, onde realizou-se uma entrevista estruturada e uma análise a partir da observação no local de estudo. Nesse enredo, o estudo realizado com professores, percebeu-se que a instituição escolar busca esclarecer o processo de transição da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. Entendemos que a educação infantil exige que se leve em consideração a singularidade das crianças, fazendo uso de atividades lúdicas incluindo jogos, brincadeiras, criatividade etc. Todas essas atividades devem cooperar à sua maneira, para promover o desenvolvimento e a alfabetização das crianças, o que é fundamental na transição do último ano da educação infantil para a primeiro ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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