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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Claúdia de Souza Fernandes-
dc.date.available2021-10-06T17:08:49Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Claúdia de Souza Fernades. Deficiência intelectual na educação de jovens e adultos: convergências e divergências entre documentos e práticas "inclusivas". 2020. 50 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Universidade do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3442-
dc.description.abstractThis monograph aims to provide analysis and reflection on the inclusion of students with intellectual disabilities in Youth and Adult Education. The inclusion of students, who have special educational needs, has been mobilizing society and the entire school community in the face of other educational spaces where everyone is entitled to have access to and guarantee of school education, all of whom must be enrolled and included in the regular school classrooms. , regardless of its limitations, opinions and technical reports. This movement makes the school reflect on the principles of this new paradigm, which ranges from living with these students in the same space to a change in the organization of all the school's pedagogical work. Regarding students with intellectual disabilities, we believe that their insertion in educational institutions, carried out within this paradigm of school inclusion, may constitute a fundamental experience that will define the future of their inclusion process in society. In this way, all individuals must have guaranteed their right to access and stay in the free and quality public school, thus enabling a possible, independent life and a critical posture in face of the events that occur in their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectuapt_BR
dc.subjectIntellectual Disabilitypt_BR
dc.subjectProcesso ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleDeficiência intelectual na educação de jovens e adultos: convergências e divergências entre documentos e práticas "inclusivas"pt_BR
dc.title.alternativeIntellectual disability in youth and adult education: convergences and divergences between "inclusive" documents and practicespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T17:08:49Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Márcio Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268445515720062pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Joab Grana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326050959750580pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Maria Roseane Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6076357265004966pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia pretende propiciar a compreensão e reflexão a respeito da inclusão da pessoa com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inclusão de discentes, que apresentam necessidades educacionais especiais, vem mobilizando a sociedade e toda comunidade escolar frente a outros espaços educativos onde é direito de todos possuírem acesso e garantia de formação escolar, devendo todos estar matriculados e incluídos nas salas de aulas das escolas, independente de suas limitações, pareceres e laudos técnicos. Trata-se de uma pesquisa realizada no contexto de uma Escola municipal com modalidade de EJA, no período noturno que apresenta um público alvo com marcadores sociais diversificados, de raça, cor e classe social. Esta pesquisa traz a partir da ideia de uma problemática, em que é passível de resolução que possibilite acontecer por um processo em busca de respostas que faça sentido a inclusão. Parte de uma pesquisa sobre deficiência intelectual, buscando a compressão dos processos inclusivos presentes no espaço de estágio curricular escolar. Com isso sugiram algumas indagações: Qual a finalidade da inclusão de alunos especiais na EJA e o que se busca, e que documentos das políticas de inclusão convergem ou divergem com as práticas pedagógicas de professores e professoras e quais as ações docentes proporcionam integração ou inclusão de alunos deficientes na escola da EJA? Permeia como objetivos: 1) identificar a partir dos documentos legais da política de inclusão, a relação entre teoria e prática, destacando alguns pontos convergentes e divergentes; 2) sistematizar as políticas de inclusão dos últimos 20 anos, descritos no quadro de políticas de inclusão e 3) dialogar com os documentos e as práticas pedagógicas de uma turma no contexto da EJA, pensando em identificar práticas pedagógicas docentes, verificando se há correlação com processos inclusivos. Esse movimento faz com que a escola reflita sobre os princípios desse novo paradigma, que vai desde a convivência com esses estudantes em um mesmo espaço até uma mudança na organização de todo o trabalho pedagógico da escola. Em relação à aluna dita com deficiente intelectual (sem laudo), acreditamos que a sua inserção em instituição de ensino, realizada dentro desse paradigma da inclusão escolar, possa constituir uma experiência fundamental que venha a definir o futuro de seu processo de inclusão na sociedade. Desse modo, todos os indivíduos devem ter garantido seu direito de acesso e permanência na escola pública gratuita e de qualidade, possibilitando, assim, uma vida possível, independente e uma postura crítica frente aos fatos ocorridos no cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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