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dc.contributor.authorRibeiro, Ylaini Nogueira-
dc.date.available2021-10-06T17:02:30Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ylaini Nogueira. O Estado da arte sobre a formação docente para o desenvolvimento da educação na perspectiva inclusiva. 2020. 82 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3440-
dc.description.abstractTeacher training is an extremely important process, as it will have a direct reflection on the later practices of this professional. Thus, it needs to happen in a significant way, where the training process contributes so that these subjects are able to develop awareness of their identity, awareness of people with special educational needs, deconstructing the imaginary of social prejudices, in addition to understanding the importance of to remain in a constant formative process to improve their practices in the exercise of teaching in the perspective of inclusive education, meeting the real development needs of their students, being aware that each subject is a unique being. This study aimed to analyze the scientific articles published between 2009 and 2019, which investigated teacher education from the perspective of inclusive education aimed at serving students with special educational needs. As a research tool, the following descriptors were used: “teacher training”, “teacher training”, “inclusive education” and “special education”. It is a dialectical research, of a qualitative nature of the State of the Art type, with bibliographic character. The databases for this investigation were: Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), Revista Brasileira de Educação (RBE) and Revista Educação Especial de Santa Maria (REE-SM). As a result of this study, it was found that teachers believe that only initial training is not enough to assist in the development of their practices from the perspective of inclusive education, as they have difficulties in uniting theory and practice in their classes. In this sense, there is a need for continuing education so that these professionals can reflect, exchange experiences and experience learning so that they can develop and manage to improve their praxis in the classroom, being an inclusive teacher, contributing to the development of their students with special educational needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectEstado da Artept_BR
dc.subjectState of Artpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive education.pt_BR
dc.titleO Estado da arte sobre a formação docente para o desenvolvimento da educação na perspectiva inclusivapt_BR
dc.title.alternativeThe state of the art on teacher training for the development of education in an inclusive perspectivept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T17:02:30Z-
dc.contributor.advisor1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Joab Grana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326050959750580pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Meire Teresinha Silva Botelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9779531919119188pt_BR
dc.description.resumoA formação docente é um processo de suma importância, pois terá um reflexo direto nas práticas posteriores deste profissional. Desse modo, necessita acontecer de maneira significativa, onde o processo de formação contribua para que esses sujeitos sejam capacitados a desenvolverem consciência de sua identidade, sensibilização em relação às pessoas com necessidades educacionais especiais descontruindo o imaginário de preconceitos sociais, além de compreenderem a importância de se permanecer em constante processo formativo para aprimorarem suas práticas no exercício da docência na perspectiva da educação inclusiva, atendendo as necessidades reais de desenvolvimento de seus educandos tendo a consciência de que cada sujeito é um ser único. Este estudo teve como objetivo analisar os artigos científicos publicados entre o período de 2009 a 2019, que investigaram a formação docente na perspectiva da educação inclusiva voltados para atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais. Como ferramenta de investigação foram utilizados os seguintes descritores: “formação docente”, “formação de professores”, “educação inclusiva” e “educação especial”. Trata-se de uma pesquisa dialética, de cunho qualitativo do tipo Estado da Arte, com caráter bibliográfico. As bases de dados para a referida investigação foram: Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), Revista Brasileira de Educação (RBE) e Revista Educação Especial de Santa Maria (REE-SM). Como resultado deste estudo constatou-se que os professores acreditam que somente a formação inicial não é suficiente para auxiliar no desenvolvimento de suas práticas na perspectiva da educação inclusiva, pois possuem dificuldades para unir teoria e prática em suas aulas. Nesse sentido há necessidade de formação continuada para que esses profissionais possam refletir, trocar experiências e vivenciar aprendizagens para que se desenvolvam e consigam aprimorar sua práxis em sala de aula, sendo um professor inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento de seus alunos com necessidades educacionais especiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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