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Título: Formação de professores, criatividade e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da zona sul de Manaus
Título(s) alternativo(s): Teacher training, creativity and pedagogical practices in the early years of elementary school in a public school in the south of Manaus.
Autor(es): Vaz, Monica
Orientador(es): Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de
Palavras-chave: Formação de Professores;Teacher Training;Práticas Pedagógicas;Pedagogical Practices;Criatividade;Creativity;Transtorno do Espectro Autista;Autism Spectrum Disorder;Participação da Comunidade;Community Participation
Data do documento: 23-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VAZ, Monica. Formação de professores, criatividade e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da zona sul de Manaus. 2020. 56 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho apresenta a temática: Formação de Professores, Criatividade e Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Lócus da pesquisa é uma Escola Pública Municipal situada na Zona Sul da cidade de Manaus, campo de um dos estágios desenvolvidos por esta pesquisadora no decorrer do Curso de Pedagogia, ocasião na qual aumentou-se o interesse em relação à metodologia criativa como possibilidade de incluir esta prática com todos os alunos, de modo especial com aqueles que possuem o Transtorno do Espectro Autista. A educação apresenta mudanças que induzem os professores a repensarem suas metodologias, buscando dentre outros, aulas criativas, dialogadas, participativas e que possam ajudar os alunos a despertarem o seu potencial. Tem como objetivo geral analisar a maneira encontrada pelo educador para implementar aulas criativas e dinâmicas mesmo no contexto da falta ou da insuficiência de recursos didáticos disponíveis na Escola Pública e, especificamente, buscar-se-á descrever as ações observadas em sala de aula, fundamentando-as com os autores estudados na graduação, para que possamos, ao final deste trabalho, sugerir possíveis maneiras de usar recursos didáticos para tornar a aula criativa, produtiva, inclusiva e dinâmica, favorecendo a inclusão do aluno com deficiência e a aprendizagem de todos os componentes curriculares, inclusive da Matemática. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caráter exploratório bibliográfico, na qual utilizou-se a fenomenologia e a observação participante. Os sujeitos da pesquisa são três profissionais, uma que exerce a função de pedagoga e duas são professoras, sendo uma regente da turma do 5° ano do ensino fundamental e outra mediadora de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa pretende contribuir com o debate sobre o tema do uso de metodologias criativas na inclusão e na aprendizagem significativa dos alunos, inclusive dos com Transtorno do Espectro Autista, ressaltando a importância da formação continuada dos professores e do apoio incondicional da Comunidade Escolar, de modo particular dos pais e responsáveis, na aprendizagem significativa e no sucesso dos alunos da Educação Básica.
Abstract: This work presents the theme: Teacher Training, Creativity and Pedagogical Practices in the Early Years of Elementary School. The locus of the research is a Municipal Public School located in the South Zone of the city of Manaus, field of one of the internships developed by this researcher during the Pedagogy Course, occasion in which the interest in the creative methodology as possibility of include this practice with all students, especially those with Autism Spectrum Disorder. Education presents changes that induce teachers to rethink their methodologies, seeking, among others, creative, dialogued, participatory classes that can help students to awaken their potential. Its general objective is to analyze the way found by the educator to implement creative and dynamic classes even in the context of the lack or insufficiency of didactic resources available in the Public School and, specifically, it will seek to describe the actions observed in the classroom, substantiating them with the authors studied in the undergraduate course, so that, at the end of this work, we can suggest possible ways of using didactic resources to make the class creative, productive, inclusive and dynamic, favoring the inclusion of students with disabilities and the learning of all students. curriculum components, including mathematics. As for the methodology, it is a qualitative research, exploratory bibliographic character, in which phenomenology and participant observation were used. The research subjects are three professionals, one who works as a pedagogue and two are teachers, being a conductor of the 5th grade class of elementary school and another mediator of a child with Autistic Spectrum Disorder (ASD). The research intends to contribute to the debate on the topic of the use of creative methodologies in the inclusion and meaningful learning of students, including those with Autism Spectrum Disorder, emphasizing the importance of continuing education for teachers and the unconditional support of the School Community, particularly of parents and guardians, in meaningful learning and the success of Basic Education students.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3439
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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