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Título: Análise de aderência de habilidades e competências exigidas Pela indústria 4.0 no processo de formação de engenheiros de Produção no Estado do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Analysis of adherence of required skills and competences By industry 4.0 in the process of training engineers for Production in the State of Amazonas
Autor(es): Santos, Naelton Lages dos
Orientador(es): Cabete, Nadja Polyana Felizola
Palavras-chave: Indústria 4.0;Competências;Habilidade;Engenharia de Produção;Industry 4.0;Skills;Competences;Industrial Engineering
Data do documento: 2-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, surgiu baseada em uma transformação de todo o meio da produção em fábricas através da fusão da tecnologia digital e da Internet. Essa disruptura tecnológica exige recursos sofisticados, principalmente em relação às pessoas que trabalharão com esses sistemas, onde é necessário que se tenham habilidades e competências para lidar com as novas demandas do mercado. Neste sentido, a formação de colaboradores capacitados é fundamental para a sociedade. Isso se aplica à realidade amazonense, onde o polo industrial possui companhias locais que enfrentam ameaças em relação à manutenção de suas operações. Deste modo, torna-se importante a reflexão sobre o status dos principais cursos superiores do estado do Amazonas frente às demandas impostas pelo mercado. Portanto, este estudo busca identificar desafios aos cursos de Engenharia de Produção amazonenses para formação de novos profissionais no contexto da Indústria 4.0. A partir de uma revisão bibliográfica, foram encontradas 22 habilidades e competências exigidas pelo contexto da I4.0. Já nas universidades delimitadas pelo estudo, a partir de uma investigação do Projeto Pedagógico dos Cursos, identificam-se 44 habilidades e competências propostas para desenvolvimento dos estudantes que cursam Engenharia de Produção no estado. Com os dados levantados, foi realizada uma análise, através de uma matriz comparativa, da aderência de habilidades e competências da I4.0 entre as skills desenvolvidas nas universidades. Conclui-se que as universidades locais possuem um baixo índice de adesão das habilidades e competências a serem desenvolvidas em futuros Engenheiros de Produção para que possam resolver desafios nos ambientes da I4.0. Portanto, são necessárias adequações por parte das instituições para que se desenvolvam as novas aptidões exigidas pelo mercado em seus cursos.
Abstract: The Fourth Industrial Revolution, known as Industry 4.0, emerged based on a transformation of the entire production way in factories through the fusion of digital technology and the internet. This technological disruption requires sophisticated resources, especially the people who will work with these systems, where it is necessary to have skills and competences to deal with new market demands. In this sense, training qualified employees is essential for society. This applies to the Amazonian reality, where the industrial center has local companies that face issues in relation to the maintenance of their operations. So, it is important to reflect on the status of the undergraduation courses in the state of Amazonas in face of the demands imposed by the market. Therefore, this study seeks to identify challenges to Industrial Engineering courses in Amazonas for the training of new professionals in the context of Industry 4.0. From a literature review, 22 skills and competences required in the Industry 4.0 were found. From an investigation of the Courses Pedagogical Project were identified 44 skills and competences proposed for the development of Industrial Engineering students in the universities delimited by the study. With the data collected, an analysis was carried out, through a comparative matrix, of the adherence of I4.0 skills and competences among the skills currently developed in universities. It is concluded that local universities have a low level of adhesion of skills and competences to be developed in future Industrial Engineers to solve challenges in I4.0 environments. Therefore, adjustments are necessary by institutions to develop the new skills required by the market in their courses.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3428
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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