DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Wenderson Cardoso dos-
dc.date.available2021-07-13-
dc.date.available2021-09-24T14:45:03Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3422-
dc.description.abstractIn this article, we will present the results of a descriptive qualitative research, whose main objective was to analyze how the use of manipulative materials in the teaching of mathematics for blind students can provide meaningful learning. The results that will be presented come from a bibliographical survey focused on David Ausubel's theory of meaningful learning, and other works based on the research theme, as well as an interview with three subjects who are teachers who had some experience in teaching mathematics. for blind students, and at the end we built a didactic sequence centered on the use of a manipulable material to teach a content of the geometry thematic unit of BNCC. The results presented indicate that manipulable materials, when used correctly, guided by good planning, can be a very useful tool in the teaching of mathematics, facilitating meaningful learning not only for blind students, but also for sighted ones.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativa.pt_BR
dc.subjectMateriais Manipuláveispt_BR
dc.subjectAlunos Cegospt_BR
dc.titleMateriais manipuláveis para o ensino de matemática para alunos cegos: um estudo na perspectiva da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeHandleable materials for teaching math to blind students: a study from the perspective of meaningful learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-24T14:45:03Z-
dc.creator.ID017261242-07pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Maildson Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1408202171363945pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Gideão Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602564798319405pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, apresentaremos resultados de uma pesquisa qualitativa descritiva, que tinha como principal objetivo, analisar de que forma o uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática para alunos cegos pode propiciar uma aprendizagem significativa. Os resultados que serão apresentados, advém de um levantamento bibliográfico, focado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, e outras obras pautadas na temática da pesquisa, além de uma entrevista por pautas com três sujeitos que são professores que tiveram alguma experiencia no ensino de matemática para alunos cegos, e ao final construímos uma sequência didática centralizada na utilização de um material manipulável para ensinar um conteúdo da unidade temática geometria da BNCC. Os resultados apresentados, indicam que os materiais manipuláveis, quando utilizados de forma correta, direcionados por um bom planejamento podem ser uma ferramenta muito útil no ensino de matemática, facilita a aprendizagem significativa não apenas de alunos cegos, como também de videntes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.