DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3421
Título: Uma proposta de sequência didática para o ensino de equações e sistema de equações do 1º grau através do aplicativo Plickers
Título(s) alternativo(s): A didactic sequence proposal for teaching equations and system of equations in the 1st degree through the Plickers application
Autor(es): Ramos, Aline Santarém
Orientador(es): Rendeiro, Manoel Fernandes Braz
Palavras-chave: Plickers;Aprendizagem Matemática;Sequência Didática.
Data do documento: 26-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma proposta de Sequência Didática utilizando o recurso pedagógico digital Plickers como elemento mediador do processo de ensino do conteúdo de Equações e Sistema de Equações do 1º grau para turmas de 8º ano do Ensino Fundamental, a fim de tornar o ensino da matemática mais dinâmico e significativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) e com objetivo descritiva/explicativa. Na análise dos dados utilizamos o método dedutivo para obter os resultados da pesquisa, utilizando Plickers como um recurso potencializador do processo pedagógico significativo, dentro da Sequência Didática apresentada, a fim de desenvolver um trabalho pedagógico que propicie ao estudante uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa dos conteúdos matemáticos.
Abstract: This research presents a proposal for a Sequence Didactic using the digital pedagogical resource Plickers as a mediating element in the teaching process of the content of Equations and System of Equations of the 1st degree for 8th grade classes of elementary school, in order to make the teaching of mathematics more dynamic and meaningful. This is a bibliographic research, with a mixed approach (qualitative and quantitative) and with a descriptive/explanatory objective. In data analysis we used the deductive method to obtain the research results, using Plickers, as a resource that enhances the significant pedagogical process, within the Didactic Sequence presented, to develop a pedagogical work that provides the student with a more effective and pleasurable learning of the mathematical content.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3421
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.