DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrado, Diego Antonio de Oliveira do-
dc.date.available2021-09-13-
dc.date.available2021-09-24T14:22:09Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3417-
dc.description.abstractThis research is a case study and aims to understand how the remote teaching-learning process in Mathematics developed, in the 6th year of Elementary School II, in the city of Parintins/AM, during the Covid-19 pandemic, in the year 2020. As methodological procedures, semi-structured interviews and mixed questionnaires were used. The target audience was 14 teachers, 105 students and 99 parents/guardians. It was found that the didactic and methodological resources used in remote teaching were conversation applications, handouts, video classes, virtual learning environment (AVA) and radio. The main difficulties identified by teachers, students and parents/guardians were the lack of communication, internet, cell phone; use of digital platforms and lack of mastery of content. It is understood, therefore, that developing the teaching-learning process under these conditions, further promotes social inequalities, requiring a true reflection on the future of education, especially in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino- Aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de matemática no 6° ano do ensino fundamental, na cidade de Parintins-AM, em tempo de pandemia da COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeMathematics teaching-learning in the 6th year of elementary school, in the city of Parintins-AM, during the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-24T14:22:09Z-
dc.creator.ID011772822-59pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Tacilene Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906346402608939pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Gideão Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602564798319405pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Cláudio Vitor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737407468919075pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é um estudo de caso e tem como objetivo compreender como se desenvolveu o processo de ensino-aprendizagem remoto de Matemática, no 6º ano do Ensino Fundamental II, na cidade de Parintins/AM, durante a pandemia da Covid-19, no ano 2020. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionários mistos. O público alvo foram 14 professores, 105 alunos e 99 pais/responsáveis. Verificou-se que os recursos didáticos e metodológicos utilizados no ensino remoto foram, aplicativos de conversas, apostilas, videoaulas, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o rádio. As principais dificuldades identificadas pelos professores, alunos e pais/responsáveis foram, a falta de comunicação, de internet, de aparelho celular; utilização das plataformas digitais e a falta de domínio dos conteúdos. Entende-se, portanto, que desenvolver o processo de ensino-aprendizagem nessas condições, propicia ainda mais as desigualdades sociais, sendo necessário uma verdadeira reflexão sobre o futuro da educação, em especial a brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.