DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3411
Título: Interdisciplinaridade, imaginário e educação matemática: contribuições de Malba Tahan
Autor(es): Ferreira, Ananda Katharyne Bentes
Orientador(es): Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Palavras-chave: Imaginário;Educação Matemática;Malba Tahan
Data do documento: 26-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Matemática, do CESP, cujo objetivo geral é analisar como os contextos presentes no livro “O Homem que Calculava” mobilizam o imaginário e se tornam contextos para um ensino de matemática interdisciplinar. Tal objetivo decorre da seguinte questão: como utilizar o livro de Malba Tahan para mobilizar o imaginário dos alunos em práticas interdisciplinares nas aulas de matemática? Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico e entrevista focalizada com professores de escolas estadual e municipal, do município de Parintins. Os resultados indicam que os contos podem ser um bom recurso didático para as aulas de matemática, mas precisam de planejamento para que seu uso seja satisfatório.
Abstract: In this article, we present the results of a qualitative research developed within the scope of a Course Conclusion Paper, from the Mathematics Degree, from CESP, whose general objective is to analyze how the contexts present in the book “O Homem que Calculava” mobilize the imagination and become make contexts for interdisciplinary mathematics teaching. This objective stems from the following question: how to use Malba Tahan's book to mobilize students' imagination in interdisciplinary practices in mathematics classes? Therefore, we carried out a bibliographical survey and a focused interview with teachers from state and municipal schools in the municipality of Parintins. The results indicate that short stories can be a good teaching resource for mathematics classes, but they need planning so that their use is satisfactory.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3411
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interdisciplinaridade, imaginário e educação matemática_ contribuições de Malba Tahan.pdf244,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.