DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3404
Título: A tabuada no processo de ensino e aprendizagem da matemática
Título(s) alternativo(s): The times tables in the teaching and learning process of mathematics
Autor(es): Costa, Gildo Oliveira da
Orientador(es): Costa, Lucélida de Fatima Maia da
Palavras-chave: Tabuada;Ensino de Matemática;Ensino Fundamental
Data do documento: 26-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Nesse artigo apresentamos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Licenciatura em Matemática, com o objetivo geral de analisar as implicações para o processo de ensino e aprendizagem da matemática que podem decorrer da falta de domínio da tabuada pelos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e contou com a colaboração de quatro professores de matemática, que para a obtenção dos dados usamos o questionário que foi respondido de forma espontânea, onde os dados obtidos foram analisados por meio de uma triangulação de fontes. Os resultados evidenciam como a tabuada ainda vem sendo ensinada nas escolas e como os teóricos refletem sobre a aprendizagem dela.
Abstract: In this article, we present the results of a research carried out within the scope of the Final Course Paper (TCC), for a Licentiate in Mathematics, with the general objective of analyzing the implications for the teaching and learning process of mathematics that may result from the lack of mastery of mathematics. multiplication table by the students of the 7th year of Elementary School. The methodology used is qualitative in nature and had the collaboration of four mathematics teachers, who used a spontaneously answered questionnaire to obtain the data, where the data obtained were analyzed through a triangulation of sources. The results show how multiplication tables are still being taught in schools and how theorists reflect on their learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3404
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A tabuada no processo de ensino e aprendizagem da matemática.pdf825,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.