DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3401
Título: Atividades diversificadas no ensino da matemática para turmas do 6 ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Diverse activities in teaching mathematics for 6th grade elementary school classes
Autor(es): Ribeiro, Hugo Santos
Orientador(es): Fonseca, Maildson Araújo
Palavras-chave: Professor de Matemática;Ensino de Matemática;Atividades Diversificadas
Data do documento: 26-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola estadual no interior do Amazonas e tem como objetivo geral propor atividades diversificadas no ensino da matemática para turmas do 6˚ ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Amazonas, no município de Parintins e apresentou na mesma uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva com aspectos da exploratória. Os sujeitos da pesquisa foi um professor do 6˚ Ano do ensino fundamental e quinze alunos do ano escolar, selecionados pelo mesmo. Para a colheita de informação foram utilizadas; entrevista estruturada, registro de áudio e questionário. Posteriormente, para análise de dados usamos a triangulação, para confrontar as informações coletadas. Os resultados dessa pesquisa permitem dizer que; as atividades diversificadas possibilitam um cenário novo no ambiente escolar, em ensinar conteúdos matemáticos pelo professor em sala de aula, fazendo com que os alunos sejam sujeitos mais participativos na mesma.
Abstract: This work is the result of a research carried out in a state school in the interior of Manaus and its general objective is to propose diversified activities in the teaching of mathematics for classes in the 6ht year of elementary school. The research was carried out in Amazonas, municipality of Parintins and presented a qualitative, descriptive approach with exploratory aspects. The research subjects were a teacher from the 6ht year of elementary school and fifteen students from the same grade, selected by the same. For the collection of information, a structured interview, audio recording and questionnaire were used. Subsequently for data analysis, triangulation was used, comparing the collected information. Given the facts, the results of this research allow the diversified activities to anable a new scenario in the school environment for the teaching of mathematical content by the teacher in the classroom, making students in the disciplines more participative in them.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3401
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividades diversificadas no ensino da matemática para turmas do 6 ano do ensino fundamental.pdf830,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.