DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3393
Título: Os desafios da educação escolar indígena na escola municipal indígena Frei Fidelis na comunidade de Palmares, Estado do Amazonas.
Autor(es): Tauana, Sandra Milena Tenazor
Orientador(es): Obando, Ilma Marques
Palavras-chave: Educação escolar indígena;Ensino;Aprendizagem.
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre os desafios da educação escolar indígena dos alunos da Escola Municipal Indígena Frei Fidelis na comunidade de Palmares, município de Tabatinga, estado, Amazonas. A temática é de pautável relevância, pois demostrou-se de forma particular os desafios dos professores e dos alunos na educação específica e diferenciada no contexto dos desafios encontrados na escola indígena, as metodologias, os materiais didáticos utilizados para a prática do ensino e aprendizagem dos alunos. No contexto da história da educação essa é uma luta desde a colonização até os dias atuais. Na visão dos professores e da escola ainda é dado como um espaço de lutas para a concretização da educação. Os sujeitos da pesquisa envolve a comunidade escolar e os professores. As técnicas utilizadas nas coletas dos dados foram: a observação participante e questionário e a conversa informal, na qual possibilitou os resultados da investigação, além de materiais bibliográficos. A análise inclui as discussões do caminho metodológico que trouxe pontos importantes para sobre os desafios do processo e aprendizado por meio do bilinguismo na escola indígena. A pesquisa apresenta dados de como o ensino bilíngue pode trazer transformações e mudanças favoráveis à escola e aos alunos. Nas considerações finais são apresentados os pontos fundamentais como sugestões e recomendações por uma escola de qualidade para alcançar realmente a sua autonomia.
Abstract: Este documento de conclusión del curso discute los desafíos de la educación escolar indígena de los estudiantes de la Escuela Municipal Indígena Frei Fidelis en la comunidad de Palmares, municipio de Tabatinga, Amazonas. El tema es de relevancia relevante, ya que se ha demostrado en particular los desafíos de maestros y estudiantes en educación específica y diferenciada en el contexto de los desafíos encontrados en la escuela indígena, las metodologías, los materiales didácticos utilizados para la práctica de la enseñanza y el aprendizaje. estudiantes En el contexto de la historia de la educación, esta es una lucha desde la colonización hasta nuestros días. En opinión de los docentes y la escuela, todavía se ofrece como un espacio para las luchas por la realización de la educación. Los temas de investigación involucran a la comunidad escolar y los maestros. Las técnicas utilizadas en la recopilación de datos fueron: observación participante y cuestionario y conversación informal, que permitieron los resultados de la investigación, así como materiales bibliográficos. El análisis incluye discusiones sobre el camino metodológico que trajo puntos importantes a los desafíos del proceso y el aprendizaje a través del bilingüismo en la escuela indígena. La investigación presenta datos sobre cómo la educación bilingüe puede provocar transformaciones y cambios favorables para la escuela y los estudiantes. En las observaciones finales, los puntos clave se presentan como sugerencias y recomendaciones de una escuela de calidad para lograr realmente su autonomía.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3393
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.pdf975,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.