DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3386
Título: Levantamento da qualidade microbiológica da água dos bebedouros de algumas Instituições Públicas de ensino do Município de Tabatinga-Am
Autor(es): Cruz, Renandro Sá da
Orientador(es): Carvalho, Cristiane Suely Melo de
Palavras-chave: Água;Microorganismo;Tratamento;Prevenção
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A água é muito importante para todos os seres vivos, pois sem ela, seria inevitável a vida. Ela possui uma grande importância para a manutenção da vida no planeta em si. Este trabalho tem como objetivo verificar a qualidade da água presente no âmbito escolar nas escolas públicas do município de Tabatinga-Am e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No presente trabalho, são abordadas algumas escolas que foram utilizadas para a realização da pesquisa, buscando visar, melhorias para o consumo, tantos dos alunos, quanto para os professores. Além disso, foi feita também coleta para analises da água, buscando sempre ressaltar se a algo presente que possa afetar a saúde humana, caso tenha, medidas e métodos para tratamento e melhoria são aplicados no local determinado da pesquisa. A metodologia utilizada para a analises microbiológica foi a cromogênea referente a método de análise 991.15 AOAC(6), que é o método aprovado e mais utilizado para a análise microbiológica que possibilita a detecção de coliformes totais e E. coli, em uma amostra de 100ml, que é o valor permitido por cada coleta. A existência de microrganismos presentes na água, foi um dos principais problemas presentes durante a pesquisa, contudo, vale ressaltar que as medidas para a prevenção da água no âmbito escolar são tomadas, com uso de material adequado para a coleta, e pesquisa em laboratório, foram feitas para saber que tipo de micro-organismos é encontrado e quais medidas de prevenção que será usadas para a melhoria da água.
Abstract: El agua es muy importante para todos los seres vivos, porque sin ella, la vida sería inevitable. Es de gran importancia para el mantenimiento de la vida en el planeta mismo. Este trabajo tiene como objetivo verificar la calidad del agua presente en el entorno escolar en las escuelas públicas de Tabatinga-Am y la Universidad Estatal de Amazonas (UEA). En el presente trabajo, se abordan algunas escuelas que se utilizaron para llevar a cabo la investigación, buscando apuntar, mejoras para el consumo, tanto de los estudiantes, como de los maestros. Además, también se realizó una recopilación para el análisis del agua, siempre buscando resaltar si algo presente que pueda afectar la salud humana, si corresponde, se aplican medidas y métodos de tratamiento y mejora en el lugar dado de la investigación. La metodología utilizada para el análisis microbiológico fue el método de análisis cromogénico 991.15 AOAC (6), que es el método más utilizado y aprobado para el análisis microbiológico que permite la detección de coliformes totales y E. coli en una muestra de 100 ml. , que es el valor permitido para cada colección. La existencia de microorganismos presentes en el agua, fue uno de los principales problemas presentes durante la investigación, sin embargo, es de destacar que se toman las medidas para la prevención del agua en el entorno escolar, utilizando material apropiado para la recolección, y la investigación de laboratorio, Se les hizo saber qué tipo de microorganismos se encuentran y qué medidas preventivas se utilizarán para mejorar el agua.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3386
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.