DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3375
Título: Resíduos sólidos: problemáticas das queimadas nos quintais do bairro Ibirapuera, Tabatinga-Am
Autor(es): Souza, Alacides Silva de
Orientador(es): Carvalho, Cristiane Suely Melo de
Palavras-chave: Queimadas;Lixo Doméstico;Poluição;Meio ambiente
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A pesquisa relacionada às queimadas de resíduos sólidos nos quintais dos moradores do Bairro Ibirapuera do Município de Tabatinga-AM, teve como objetivo geral investigar os motivos que levam os moradores a queimarem tais resíduos, como forma de eliminação, sem preocupação com a geração dos impactos ambientais e dano à saúde da população. Utilizou-se o método de pesquisa qualitativo sistemático, observação participante, pesquisa de campo exploratório e pesquisa bibliográfica para que possa ser confrontada a ideia de teóricos em relação ao tema investigado. Os resultados coletados possibilitaram identificar os motivos como: a frequência com que passa os coletores públicos de lixo, o clima chuvoso, falta de infraestrutura da pavimentação das ruas, os costumes e hábitos culturais, baixa condição socioeconômica e a falta de conhecimento sobre a poluição gerada pela fumaça e pelo resíduo químico que fica no solo. Foi identificado que os órgãos municipais responsáveis pela investigação de doença respiratória e na área de meio ambiente ainda não criaram Lei orgânica municipal de resíduos sólidos. Portanto, inúmeros fatores foram identificados que vem acarretando para as queimadas de lixo domestico nos quintais dos moradores, na zona urbana do Município de Tabatinga. Porém pode-se destacar a falta de projetos geopolíticos da administração pública direcionados para orientar a população.
Abstract: La investigación relacionada con la quema de desechos sólidos en las huertas de los residentes del barrio Ibirapuera de Tabatinga-AM, tuvo el objetivo general de investigar las razones que llevan a los residentes a descomponer los desechos, como una forma de eliminación, sin preocuparse por generación de impacto ambiental y daño a la salud de la población .Utilizamos el método de investigación cualitativa sistemática, observación participante, investigación exploratoria de campo e investigación bibliográfica para confrontar la idea de los teóricos en relación con el tema investigado. Los resultados recopilados nos permitirán identificar razones tales como: la frecuencia con la que los recolectores de residuos públicos, el clima lluvioso, la falta de infraestructura de pavimentación de las calles, los antecedentes culturales y los hábitos, el bajo nivel socioeconómico y la falta de conocimiento sobre contaminación generada por humedad y residuos químicos en el mismo. Se ha identificado que las agencias municipales responsables de la investigación de enfermedades respiratorias y el medio ambiente no han creado una ley municipal de residuos sólidos. Por lo tanto, se han identificado varios factores que han llevado a las quemadas de los residuos domésticos en las huertas de los residentes en el área urbana de Tabatinga. Sin embargo, se puede enfatizar la falta de proyectos geopolíticos de administración pública destinados a orientar a la población.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3375
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RESÍDUOS SÓLIDOS PROBLEMÁTICAS DAS QUEIMADA NOS QUINTAIS DO BAIRRO IBIRAPUERA TABATINGA AMAZONAS.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.