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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Railce da Silva de-
dc.date.available2021-07-20T14:43:20Z-
dc.date.issued2020-09-23-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Railce da Silva de. Saberes docentes sobre inclusão no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3369-
dc.description.abstractThis research is the result of an experience that began during the initial training process, as a scholarship holder of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID. Driven by the interest in knowing the training processes based on an inclusive practice, there was an interest in investigating what knowledge teachers in training in the Biological Sciences Degree course - ENS / UEA have about the inclusion of students with disabilities. The work methodology was anchored in a qualitative approach. For data collection, participant observation and semi-structured interviews were used. The results were obtained based on the foundations of the Discursive Textual Analysis, which allowed us to understand that the future teacher of Biological Sciences - ENS / UEA still does not feel able to deal with the inclusion. At the same time, they recognize the training needs for the acquisition of teaching knowledge for the inclusion of students with disabilities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.subjectBiological Sciencespt_BR
dc.subjectInclusão de alunos deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusion of disabled studentspt_BR
dc.titleSaberes docentes sobre inclusão no curso de Licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.title.alternativeTeachers' knowledge about inclusion in the Licentiate Degree in Biological Sciences.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-20T14:43:20Z-
dc.contributor.advisor1Silva-Forsberg, Maria Clara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828727952044310pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee2Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5410571250768012pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é resultado da vivência que iniciou durante o processo de formação inicial, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Movida pelo interesse de conhecer os processos formativos baseados para uma prática inclusiva, surgiu o interesse em investigar quais saberes os professores em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – ENS/UEA possuem acerca da inclusão de alunos com deficiência. A metodologia do trabalho foi ancorada em abordagem qualitativa. Para o levantamento dos dados utilizou-se a observação participante e a entrevista semiestruturada. Os resultados foram obtidos com base nos fundamentos da Análise Textual Discursiva, a qual permitiu compreender que o futuro professor de Ciências Biológicas – ENS/UEA ainda não se sente apto para lidar com a inclusão. Ao mesmo tempo, reconhecem as necessidades formativas para aquisição dos saberes docentes para inclusão dos alunos com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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