DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3369
Título: Saberes docentes sobre inclusão no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Título(s) alternativo(s): Teachers' knowledge about inclusion in the Licentiate Degree in Biological Sciences.
Autor(es): Azevedo, Railce da Silva de
Orientador(es): Silva-Forsberg, Maria Clara
Palavras-chave: Formação de professores;Teacher training;Ciências Biológicas;Biological Sciences;Inclusão de alunos deficiência;Inclusion of disabled students
Data do documento: 23-Set-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AZEVEDO, Railce da Silva de. Saberes docentes sobre inclusão no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta pesquisa é resultado da vivência que iniciou durante o processo de formação inicial, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Movida pelo interesse de conhecer os processos formativos baseados para uma prática inclusiva, surgiu o interesse em investigar quais saberes os professores em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – ENS/UEA possuem acerca da inclusão de alunos com deficiência. A metodologia do trabalho foi ancorada em abordagem qualitativa. Para o levantamento dos dados utilizou-se a observação participante e a entrevista semiestruturada. Os resultados foram obtidos com base nos fundamentos da Análise Textual Discursiva, a qual permitiu compreender que o futuro professor de Ciências Biológicas – ENS/UEA ainda não se sente apto para lidar com a inclusão. Ao mesmo tempo, reconhecem as necessidades formativas para aquisição dos saberes docentes para inclusão dos alunos com deficiência.
Abstract: This research is the result of an experience that began during the initial training process, as a scholarship holder of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID. Driven by the interest in knowing the training processes based on an inclusive practice, there was an interest in investigating what knowledge teachers in training in the Biological Sciences Degree course - ENS / UEA have about the inclusion of students with disabilities. The work methodology was anchored in a qualitative approach. For data collection, participant observation and semi-structured interviews were used. The results were obtained based on the foundations of the Discursive Textual Analysis, which allowed us to understand that the future teacher of Biological Sciences - ENS / UEA still does not feel able to deal with the inclusion. At the same time, they recognize the training needs for the acquisition of teaching knowledge for the inclusion of students with disabilities.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3369
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes docentes sobre inclusão no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.