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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3363
Title: Programa Telediabetes para Profissionais da Atenção Primária do Interior do Amazonas: Produção e validação
Authors: Silva, Lucely Paiva Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Elizabeth Teixeira
Keywords: Educação Permanente;Educação On-line;Profissional de saúde;Atenção Primária;DiabetesMellitus
Issue Date: 13-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Produzir e validar o roteiro de videoaulas do Programa Telediabetes para profissionais da atenção primária do interior do Amazonas.Método: Pesquisa metodológica com ênfase na validação de conteúdo realizada em três etapas: construção do roteiro com informações que contribuam com a melhoria da assistência prestada às pessoas que convivem com diabetes; validação do conteúdo por juízes-especialistas da saúde e validação de aparência por juiz de outra área; reestruturação do roteiro e organização da versão final. O estudo foi realizado em âmbito nacional, por meio digital, atingindo as cinco regiões do país. Resultados: Na etapa de construção, após o levantamento das evidências na literatura e respectivos temas geradores, emergiu o roteiro com seis aulas. Na etapa de validação de conteúdo, participaram 19 juízes: 18 da área da saúde (Medicina, Psicologia, Enfermagem) e 1 juiz-especialista técnico da área de design com experiência em videoaulas e telessaúde. A coleta de dados foi por meio digital e a partir do preenchimento de dois questionários. De acordo com a validação do juiz técnico, obteve-se um escore SAM de 25. De acordo com os juízes da saúde, obteve-se índice de validade de conteúdo (IVC) de 0,89. A validação ocorreu em uma única rodada. As sugestões recebidas e acatadas foram classificadas em quatro aspectos: modificar, acrescentar, reforçar, revisar. Na etapa de reestruturação do roteiro, foi organizada a versão final, com oito aulas sobre: aula 1 – definição, fisiopatologia, classificação, epidemiologia e diagnóstico do DM2; aula 2 – adesão terapêutica, metas de tratamento e estilo de vida; aula 3 – medicamentos no tratamento do DM2; aula 4 – insulinoterapia; aula 5 – insulinoterapia e educação em diabetes; aula 6 – complicações crônicas do DM2; aula 7 – neuropatia e pé diabético; aula 8 – diabetes mellitusgestacional. Conclusão: A produção baseada em evidências se revelou válida para a identificação de temas geradores relevantes. O roteiro do programa de videoaulas foi considerado válido e adequado pelos juízes-especialistas para a educação permanente em diabetes de profissionais da atenção primária do interior do Amazonas, e as sugestões recebidas contribuíram com a qualidade da versão final apresentada
Abstract: Objective: Produce and validate the routine of video classes in the Telediabetes program for primary care professionals in the interior of Amazonas.Method: Methodological research with emphasis on content validation carried out in threestages: construction of the script with information that contributes to improving the assistance provided to people living with diabetes; content validation by health expert judges and appearance validation by a judge from another area; restructuring of the script and organization of the final version. The study was carried out nationwide, by digital means, reaching the five regions of the country.Results: In the construction stage, after surveying the evidence in the literature and respective generating themes, the script with six classes emerged. In the content validation stage, 19 judges participated: 18 from the health area (Medicine, Psychology, Nursing) and 1 technical expert judge from the design area with experience in video lessons and telehealth. Data collection was done digitally and from the completion of two questionnaires. According to the validation of the technical judge, a SAM score of 25 was obtained. According to the health judges, a content validity index (CVI) of 0.89 was obtained. The validation took place in a single round. The suggestions received and accepted were classified into four aspects: modify, add, reinforce, revise. In the stage of restructuring the script, the final version was organized, with eight classes: class 1 – definition, pathophysiology, classification, epidemiology and diagnosis of DM2; class 2 – therapeutic adherence, treatment goals and lifestyle; class 3 –medications in the treatment of DM2; class 4 – insulin therapy; class 5 – insulin therapy and diabetes education; class 6 – chronic complications DM2; class 7 –neuropathy and diabetic foot; class 8 – diabetes gestational mellitus. Conclusion: The evidence-based production proved to be valid for the identification of relevant generating themes. The script for the video class program was considered valid and appropriate by the specialist judges for continuing education in diabetes of primary care professionals in the interior of Amazonas, and the suggestions received contributed to the quality of the final version present
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3363
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PGSS - Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família



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