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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3352
Title: A Prova Brasil como mote à autoformação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais da escolarização
Other Titles: Prova Brasil as a motto for self-training of teachers who teach mathematics in the early years of schooling
Authors: Brito, Rafael Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, José Camilo Ramos de
Keywords: Prova Brasil;Autoformação;Self-training;Professor que ensina matemática
Issue Date: 10-Sep-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BRITO, Rafael Gonçalves de. A Prova Brasil como mote à autoformação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: O ensino de matemática é constantemente alvo de críticas, principalmente, quando está em foco a formação polivalente de professores dos anos iniciais da escolarização e as pressões por resultados positivos em avaliações de larga escala como o é a Prova Brasil. Para o entendimento da complexidade envolta nessa temática buscou-se subsídios nas ideias de autores como Passos e Nacarato (2018), Nacarato, Mengali e Passos (2015) e D’Ámbrosio (2009). Nesse cenário a pesquisa que originou essa dissertação tem como norteador da investigação o seguinte problema: em que termos a Prova Brasil se constitui um mote à autoformação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais da escolarização? O objetivo geral foi centrado em compreender em que termos a Prova Brasil se constitue um mecanismo de autoformação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa a partir das orientações de Stake (2011), Creswell (2016), Gil (2008) e Clandinin e Connely (2011), que permitiram a construção de dados por meio de entrevistas narrativas, análise de documentos e resolução de questões da prova Brasil com os sujeitos da pesquisa que são professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise dos dados construídos foi direcionada pela análise textual discursiva, teoricamente respaldada por Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados obtidos permitiram a identificação de fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento das atividades práticas dos sujeitos da pesquisa, possibilitando compreender fragilidades existentes no processo de formação docente, bem como as mais diversas influências dos medidores educacionais no processo didático escolar que envolve a realização da Prova Brasil. Consequentemente, permitiu o entendimento de que essa avaliação pode se tornar um elemento que leva à autoformação dos professores, uma vez que em razão de sua realização são levados a buscar superação de lacunas, principalmente, referentes ao ensino de matemática, presentes em suas formações para poderem melhor preparar seus alunos para a realização dessa prova.
Abstract: The teaching of mathematics is constantly the target of criticism, especially when it is focused on the polyvalent training of teachers who teach in the early years of schooling and the pressures for positive results in large-scale assessments such as Prova Brasil (Brazil exam). In order to understand the complexity involved in this theme, subsidies were sought in the ideas of authors such as Passos and Nacarato (2018), Nacarato, Mengali and Passos (2015) and D’Ámbrosio (2009). In this scenario, the research that originated this dissertation is guided by the following problem: what terms the Prova Brasil are make itself a motivation to self-training of teachers who teach mathematics in the early years of schooling? The main goal had as a center comprehend in what way the Prova Brasil are make itself a motivation to self-training of teachers who teach mathematics in the early years of schooling. For this, a qualitative methodology was used based on the guidelines of Stake (2011), Creswell (2016), Gil (2008) and Clandinin and Connely (2011), which allowed the construction of data through narrative interviews, analysis of documents and resolution of questions from the Prova Brasil with the research subjects who are teachers who teach mathematics in the early years of elementary school. The analysis of the constructed data was guided by the discursive textual analysis, theoretically supported by Moraes and Galiazzi (2006). The results obtained allowed the identification of factors which directly influence in the practices activities development of research subjects, making possible comprehend existing weaknesses in the process of formation, as well as the most diverse influences of educational meters in the school didactic process that involves the Prova Brasil. Consequently, it allowed the understanding that this exam can become an element that leads to the teachers' self-training, since due to its realization they are led to seek to overcome gaps, mainly, related to the teaching of mathematics, present in their training for better prepare their students for this test.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3352
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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