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Título: O Processo de ensino-aprendizagem sobre a água na disciplina ciências da natureza no 5º ano do ensino fundamental em uma perspectiva de CTS
Título(s) alternativo(s): The teaching-learning process about water in the natural sciences discipline in the 5th year of elementary school from a STS perspective
Autor(es): Feio, Joisiane da Silva
Orientador(es): Costa, Mauro Gomes da
Palavras-chave: Processo de ensino e aprendizagem;Teaching and learning process;Ensino de ciências;Science teaching;Abordagem CTS;CTS approach;Água;Water
Data do documento: 16-Mar-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FEIO, Joisiane da Silva. O Processo de ensino-aprendizagem sobre a água na disciplina ciências da natureza no 5º ano do ensino fundamental em uma perspectiva de CTS. 2020116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem é uma práxis dinâmica e dialógica que permeia as diversas relações existentes entre os sujeitos e os objetos do ato de aprender e ensinar os quais resultam na construção de conhecimentos. Para entender essa práxis tivemos como objetivo geral “analisar o processo de ensino e aprendizagem sobre a água relacionada aos conhecimentos científicos e recursos tecnológicos no âmbito do Ensino de Ciências da Natureza no 5º ano do Ensino Fundamental”. O lócus da pesquisa se deu na Escola Municipal Irmã Cristine na cidade de Parintins - AM, e teve como sujeitos 25 (vinte e cinco) alunos de uma turma de 5º ano do E.F. e a professora titular da sala. A pesquisa foi dividida em três fases, nas quais se fizeram o uso de instrumentos de pesquisa para a produção e posterior análise dos dados. Na primeira fase realizamos a pesquisa bibliográfica; na segunda fase a pesquisa documental e na terceira fase realizou-se a produção de dados por meio de atividades ligadas à sala de aula, tais como, observação participante, entrevista semiestruturada e sequência didática planejada e mediada pela pesquisadora para posterior análise. A criticidade requer um tipo de ensino de ciências desvinculado de uma perspectiva a-histórica, dogmática e memorística, que se distancia do objetivo de ensino que pretendemos (crítico e reflexivo), como facilitador do entendimento de mundo natural pelos estudantes, assim como, da sua ação de mudança do meio ambiente. Portanto, entendemos que para a realização do processo de ensino e aprendizagem de forma crítica e reflexiva, que possibilite ao aluno a atuação no meio ambiente, é necessária uma quebra de paradigmas que vai muito além do que tão somente a mudança da prática docente. Este envolve todo o contexto educacional que se apresenta na forma dos documentos oficiais de educação, na proposta que a escola idealiza, na formação continuada dos professores e na realização de uma prática que valoriza todo o processo de construção dos conhecimentos pelos sujeitos da aprendizagem (alunos e professor), entendendo esse processo como uma construção dialógica que requer uma íntima interação entre o que se discute e as situações reais da vida
Abstract: The teaching and learning process is one of the praxis and logical logic that they practice the most, as there are several relationships between the subjects and the objects of the act of learning and which result in the construction of knowledge. To understand this principle, we had as a general objective "to analyze the process of teaching and learning about water, useful for science students and technological resources in the teaching of natural sciences in the 5th year of elementary school". The research group that took place at the Municipal School Irmã Cristine in the city of Parintins - AM, and had as subjects 25 (twenty-five) students of a class of 5th year of E.F. and a full professor of the room. A research was divided into three phases, in which the research instruments were used for the production and subsequent analysis of data. In the first phase, we conducted a bibliographic search; in the second phase of documentary research and in the third phase, if data production is the means of activities activated in the classroom, such as participant observation, semi-structured interview and didactic sequence planned and mediated by the researcher for further analysis. Criticism requires a type of science teaching disconnected from a historical, dogmatic and memoristic perspective, which distances the objective of teaching that we intend (critical and reflective), as a facilitator of the students' understanding of the natural world, as well as their action to change the environment. environment. Therefore, we understand that, in order to carry out the teaching and learning process in a critical and reflective way, which allows the student to perform an activity in the environment, it is a break of paradigms that goes far beyond what just changes the practical practice. This involves the entire educational context that presents the official education documents, the idealized school proposal, the continuing education of teachers and the realization of a practice that values the entire process of building studies by the students who study and the teacher), understanding this process as a dialogical construction that requires an intimate interaction between who discusses and as real life situations
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3350
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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