DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3336
Title: Os Saberes locais e o ensino de botânico: diálogos entre saberes
Other Titles: Local knowledge and the teaching of botanists: dialogues between knowledge
Authors: Batista, Leandro Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Aguiar, José Vicente de Souza Aguiar
Keywords: Saberes locais;Local knowledge;Ensino de Botânica;Botanic teaching;Diálogo;Dialogue;Ensino médio;High school;Fenomenológico;Phenomenologica
Issue Date: 27-Jul-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BATISTA, Leandro Nogueira. Os Saberes locais e o ensino de botânico: diálogos entre saberes. 2020. 191 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado teve por objetivo compreender as possíveis articulações entre os saberes locais relacionados às atividades agrícolas de agricultores locais e o processo de ensino aprendizagem em Botânica com foco para o Ensino médio. Para tanto, foram desenvolvidas atividades com diferentes agentes sociais: quatro agricultores para desvelar os saberes locais sobre o cultivo, trinta e nove alunos do 3° ano do Ensino médio e a professora titular de uma escola da rede pública de ensino do município de Parintins-Am. Ocorreu em diferentes etapas: acompanhamento das práticas laborais dos agricultores que nos permitiu conhecer saberes a partir de suas experiências de vida relacionados ao que cultivam. Após a descrição dos saberes foi realizada uma proposta de articulação com o ensino de Botânica junto aos estudantes do ensino médio que se deu através de uma sequência didática. Em paralelo, conversamos com a professora titular para verificar como os saberes são articulados em sala de aula. A fundamentação teórica foi embasada principalmente nos pensamentos de Geertz (2014), Kuhn (1998), Boaventura Santos (1988), Lévi Strauss (1978, 2008); Merleau-Ponty (2018), Foucault (1999) e Fleck (2010) para uma reflexão a partir da ciência enquanto saber hegemônico em detrimento a outros saberes não ocidentalizados construídos a partir da experiência de um mundo vivido e pela percepção. O percurso metodológico foi de base qualitativa subsidiado pela pesquisa de campo com procedimento fenomenológico (MERLEAU-PONTY, 2018). Os resultados demonstraram uma variedade de saberes dos agricultores sobre o cultivo de diferentes espécies vegetais construídos a partir do mundo vivido e pela percepção que os permitiu o aperfeiçoamento de técnicas sobre o cultivo e revelando modos de ser, de viver, de agir e pensar que atendem à demanda do intelecto. É válido ressaltar a necessidade de preservação desses saberes em detrimento de uma “amnésia” favorecida pela implantação de formas industrializadas de produção. Percebemos que a concepção dos alunos sobre Botânica se baseia em classificações científicas adquiridas no ensino formal e que os saberes locais são atribuídos aos conhecimentos empíricos a partir de uso medicinal das plantas. Contudo, consideramos que as atividades desenvolvidas permitiram a articulação dos saberes locais sobre o cultivo da mandioca com o ensino de Botânica. Reiteramos que as possibilidades de articulação podem ser estendidas e associadas a outros campos da Botânica a partir das diferentes espécies vegetais em detrimento da valorização dos saberes locais com base em uma tradição que se fez e mantém a necessidade não só de subsistência mas, dos modos de viver de muitos povos.
Abstract: This master thesis aimed to comprehend the possible articulations between local knowledge related to local agriculturists’ farming activities and the teaching-learning process in Botanic, focusing on high school. For this purpose, activities with different social agents were developed: four farmers were chosen in order to unveil the local knowledge about the cultivation, along with thirty-nine senior year students and the titular teacher of a public school from Parintins-Am. Said activities underwent distinct stages: first, monitoring of the farmers’ labour practices allowed us to know about their life experiences related to their crop. After this knowledge description, an articulation proposition with Botanic teaching was carried out along with the senior year students through a didactic sequence. Parallel to this, we talked to the titular teacher in order to verify how the knowledge is articulated in the classroom. The theoretical justification was grounded mainly on the thoughts of Geertz (2014), Kuhn (1998), Boaventura Santos (1988), Lévi-Strauss (1978, 2008); Merleau-Ponty (2018), Foucault (1999) and Fleck (2010), to reflect on science as a hegemonic knowledge at the expense of other non westernized knowledge built from worldly experience and perception itself. The methodological path was of a qualitative base subsided by field research with phenomenological procedures (MERLEAU PONTY, 2018). Results demonstrated that the variety of the farmers’ knowledge related to the cultivation of different plant species is built upon worldly experiences and the perception that allowed them to perfect the plantation techniques, which revealed ways of being, living, acting and thinking which fulfill the intellect’s demand. It is valid to emphasize the necessity of preserving these knowledges at the expense of an “amnesia” favored by the implantation of industrialized forms of production. We noted that the students’ view on Botanic is based on scientific classification formally learned and that the local knowledge is due to empirical knowledge through the medicinal use of plants. However, we consider that the developed activities permitted the articulation of local knowledge about manioc cultivation through Botanic teachings. We reaffirm that the possibilities of articulation may be extended and associated to other Botanic fields as from different plant species in detriment of local knowledge valuation based in a self-made tradition that maintains the necessity not only of subsistence but also the ways of living of many populaces.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3336
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os Saberes locais e o ensino de botânico - diálogos entre saberes.pdf9,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.